Teosofia Prática – Da Sofia

  1. O leitor cristão deve saber, porém, que eu não me refiro ao Amor como sendo uma fantasia de ipseidade, mas a Jesus, a eterna SOFIA,1 que, após a queda, se tornou na auxiliar das nossas almas, e que se encerrou ESSENCIALMENTE na ESSÊNCIA das almas enfraquecidas.
  2. Devo advertir fielmente isto ao meu leitor, para que ele entenda que não desejo de modo algum defender o estado do matrimónio, nem diminuí-lo;
    mas simplesmente dizer o que eu aprendi e o que o Senhor me mostrou.
  3. Conhecemos as lições que o próprio Cristo deu, e aquelas que os escritos dos Apóstolos nos transmitiram:
  4. Renunciar a tudo;
    odiar e abandonar a nossa própria vida, porque se queremos ser discípulos perfeitos, o ESPÍRITO DO MUNDO, que é a justiça de Deus, leva em conta tudo o que é corruptível incluindo a nossa vida terrestre, e tira-nos tudo, até a camisa, — assim como aconteceu comigo e com outros.
  5. Como nosso mestre, nós não temos nada de nosso, caso contrário não triunfaríamos na nossa luta contra a Cólera de Deus, pois é um empreendimento impossível se não nos conseguirmos libertar dessa corrente.
  6. No entanto, de acordo com a regra de Paulo, 1 Coríntios 7, cada um deve manter o estado a que Deus o chamou;
    e foi isto que eu tomei toda a minha vida como uma ordem capital.
  7. Apesar de vários homens de valor terem vindo atá mim, prometendo-se a SOFIA, circuncidando-se livremente por ela e afastando-se das suas esposas, com o consentimento destas últimas, eles não triunfaram da provação.
  8. Caíram na MATRIZ terrestre, enganaram a sua querida SOFIA, dilaceraram-nos cruelmente e deitaram fora a boa semente;
    apesar de Deus ter cortado as sarças e os espinhos inúteis deles.
  9. Por isso, mantenhamos a humildade, porque os dons de Deus são diversos.
  10. Que cada um permaneça fiel no pouco que lhe é próprio;
    ser-lhe-á dado aquilo que ele deve ter e que ele trabalhe de acordo com as suas forças, como puder.
  11. O tempo da colheita, nos três PRINCÍPIOS,2 é muito admirável;
    que cada um olhe apenas para o mestre que dá a si próprio;
    eu só aprendi isto após trinta anos de lutas de golpes, de feridas e de sofrimentos.
  12. Trata-se de tecer uma guirlanda angélica que a celeste SOFIA colocará na cabeça de todos os seus fiéis cavaleiros, que venceram neles o dragão do egoísmo, a Cólera de Deus.

Notas

  1. Ver o Anexo Da Sofia. [  ]
  2. Ver o Anexo Dos Três Princípios. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 5 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 5. Do combate de Miguel com o dragão » Da Sofia