Cronologia da Literatura da Sabedoria no Ocidente
- ca. 2600 - ca. 600 AEC - Literatura sapiencial da Mesopotâmia, incluindo Suméria, Antiga Babilónia, Acádia, Cassita e Assíria: vagamente, desde as Instruções de Shuruppak até As Palavras de Ahiqar.
- ca. 2563 - ca. 2423 AEC - Ptahhotep: Sabedoria de Ptahhotep.
- ca. 2563 - ca. 2423 AEC - Kagemni: Tratado da Arte de Viver de Kagemni.
- ca. 2160 - ca. 1785 AEC - Iouper: Os Avisos de Iouper.
- ca. 2120 - ca. 2050 AEC - Merikare: Ensinamento por Merikare.
- ca. 2100 - ca. 2000 AEC - Epopeia de Gilgamesh.
- ca. 2060 - ca. 1970 AEC - Neferty: As Profecias de Neferty.
- ca. 2000 - ca. 1936 AEC - Amenemhat I: Ensinamento do faraó Amenemhat I ao seu filho Sesostris I.
- ca. 1298 AEC - Amenemope: Sabedoria de Amenemope.
- ca. 1298 - 1235 AEC - Ani: As Máximas de Ani.
- c.a. 750 AEC - Homero: Odisseia.
- ca. 600 - ca. 150 AEC - Literatura sapiencial Judaica: Jó, Provérbios, Eclesiastes (e, em menor extensão, outras seções do Tanakh); Eclesiástico e Livro da Sabedoria (apócrifo).
- ca. 550 AEC - Esopo: Fábulas de Esopo.
- 469 - 399 AEC - Sócrates: ver Xenofonte: Memorabilia; Platão: Apologia.
- ca. 450 AEC - Perictíone: Da sabedoria (fragmentos em Estobeu III.I.120-121).
- 428/7 - 348/7 AEC - Platão: A República, Apologia, Protágoras, etc.
- 384 - 322 AEC - Aristóteles: Metafísica, Ethika Nikomacheia (Ética a Nicómaco), etc.
- ca. 341 - 333 AEC - Petosiris: A Sabedoria de Petosiris.
- ca. 300 AEC - Escola pitagórica: Carmen Aureum.
- ca. 106 - 43 AEC - Marco Túlio Cícero: De Officiis, Tusculanae Disputationes, etc.
- ca. 20 AEC - 50 EC - Fílon de Alexandria.
- 4 AEC - 65 EC - Lucius Annaeus Seneca: De Constantia Sapientis (Da Firmeza do Sábio), Epistulae morales (Cartas Morais), De Tranquillitate Animi (Da Tranquilidade da Mente), De Vita Beata (Da Vida Feliz).
- ca. 60 - ca. 150 - Novo Testamento: particularmente Evangelhos, Primeira Epístola aos Coríntios, Epístola de Tiago.
- ca. 130 - ca. 202 - Ireneu de Lião: Adversus Haereses (Contra as Heresias) ca. 180, Demonstração da Pregação Apostólica.
- ca. 150 - ca. 215 - Clemente de Alexandria: Stromata (Seleções).
- ca. 185 - 254 - Orígenes: Philokalia (Amor do Belo). Commentariorum in Evangelium Ioannis (PG14).
- ca. 213 - ca. 270 - Gregório Taumaturgo: Oratio Panegyrica in Origenem (PG10:1051-1104).
- 204 - 270 - Plotino: Eneadas (particularmente: I.2,3,46; IV.4; V.1,8)
- séc. 3º ? - Sophia Jesu Christi (A Sofia de Jesus Cristo).
- séc. 3º ? - Corpus Hermeticum.
- ca. 240 - ca. 320 - Lactâncio: Divinae Institutiones (Instituições Divinas) 303-311, (especialmente livro III: de falsa sapientia e livro IV: de vera sapientia et religione).
- ca. 300 ? - Pirkei Avot (Ética dos Pais).
- ca. 337/40 - 397 - Ambrósio de Milão: De Officiis Ministrorum (Do Ofício dos Ministros), De Paradiso (Do Paraíso), De excessu fratris Satyrus (Oração fúnebre).
- 354 - 430 - Agostinho de Hipona: De Trinitate (Da Trindade) 400-416, Enchiridion ad Laurentium, seu de fide, spe et caritate (Manual de Fé, Esperança e Amor), De Beata Vita (Da Vida Feliz).
- ca. 400 - ca. 450 - Salonius Viennensis: In Ecclesiasten Expositio Mystica.
- ca. 500 - Dionísio Areopagita (Pseudo-Dionísio): De Divinis Nominibus (Dos Nomes Divinos), De Mystica Theologia (Da Teologia Mística).
- ca. 500 - Fabius Planciades Fulgentius: Expositio continentiae Virgilianae secundum philosophos moralis (Exposição do conteúdo de Virgílio segundo a filosofia moral).
- 480 - 524/5 - Boécio: De Consolatione Philosophiae (Do Consolo pela Filosofia).
- ca. 480 - 547 - Bento de Núrsia: Regula Monasteriorum (Regra de São Bento) 529.
- ca. 515 - 579/80 - Martinho de Braga: Formula Vitae Honestae (= De quattuor virtutibus) (Fórmula da vida honesta).
- ca. 540 - 604 - Gregório Magno: Moralia (Expositio in Librum Beati Job) (Comentário sobre Jó) 578-595, Regula Pastoralis (Livro da Regra Pastoral) 590.
- ca. 780 - 856 - Rabanus Maurus: De rerum naturis (Da Natureza das Coisas). Comentários sobre os livros dos Provérbios, Eclesiástico e Sabedoria.
- 935 - 1000 - Rosvita de Gandersheim: Sapientia (Sabedoria).
- ca. 1033 - 1109 - Anselmo de Cantuária: Ennarationes in Cantica Canticorum. De Divinitatis Essentia.
- 1079 - 1142 - Pedro Abelardo: Theologia.
- ca. 1080 - ca. 1154 - Guilherme de Conches: Glosae super Boetium. Moralium Dogma Philosophorum (Glosas sobre a Consolação da Filosofia de Boécio).
- 1075/80 - 1148 - Guilherme de S. Thierry: De Natura et Dignitate Amoris (Da Natureza e Dignidade do Amor) 1121-1124, De Contemplando Deo (Da Contemplação de Deus) 1121-1124.
- 1090 - 1153 - Bernardo de Claraval: De Gradibus Superbiae et Humilitatis (Os Graus do Orgulho e da Humildade) 1120, Sermones in Cantica Canticorum (Sermões sobre o Cântico dos Cânticos), De consideratione (Da Consideração).
- 1096 - 1141 - Hugo de São Vitor: Didascalicon 1137, De Sapientia Christi (opusculum).
- ca.1100 - 1160 - Pedro Lombardo: Sententiarum Liber Primus (Dist.28c6; Dist 32, Dist 34).
- 11?? - 1172? - Gilberto de Hoyland: Sermones in Canticum Salomonis (Sermões sobre o Cântico dos Cânticos), Epistolae (Cartas), Tractatus Ascetici.
- 1098 - 1179 - Hildegarda de Bingen: Scivias III (Conhece as Vias) 1151, Liber Vitae Meritorum (Livro dos Méritos da Vida) 1158-1163.
- ca. 1110 - 1173 - Ricardo de São Vitor: De praeparatione animi ad contemplationem (Os Doze Patriarcas ou Benjamin Minor), A Arca Mística (Tratado sobre a Arca da Aliança ou Benjamim Major), De Trinitate (Da Trindade).
- sec. 12º ? - Auctor Incertus: Vitis Mystica Seu Tractatus De Passione Domini (A videira mística, Tratado sobre a Paixão do Senhor) (nos Trabalhos de S. Bernardo de Claraval).
- sec. 12º - Turba Philosophorum (Assembleia dos Filósofos): Obra alquímica.
- ca. 1175 - 1253 - Robert Grosseteste.
- c1200 - Picatrix: O Objetivo do Sábio.
- ca. 1183 - 1245 - Alexandre de Hales: Summa fratris Alexandri.
- ca. 1190 - 1264? - Vicente De Beauvais: Opus Uniuersale de Statu Principis, Speculum Maius (O Grande Espelho) 1258.
- ca. 1195 - ca. 1251 - Albertano de Brescia: Liber consolationis et consilii (Livro da Consolação e do Conselho) 1246 (de prudentia, cp. 6-9), De amore et dilectione Dei et proximi et aliarum rerum et de forma vitae (Do amor e deleite em Deus e no próximo e outros assuntos respeitantes ao governo da vida) 1238; Sermão IV.
- 1214 - 1292/94 - Roger Bacon: Opus Majus (Grande Obra) 1267.
- 1217/21 - 1274 - Boaventura de Bagnoregio: Breviloquium, Itinerarium Mentis in Deo (Viagem da alma para Deus), Commentaria in Quatuor Libros Sententiarum Magistri Petri Lombardi (Comentários sobre os quatro livros das Sentenças) (XXVII, pt2A1Qiii, Conferências sobre os Sete Dons do Espírito Santo, Conferência IX: Do Dom da Sabedoria); Hexaëmeron.
- 1225/7 - 1274 - Tomás de Aquino: Summa Theologica (Sumário de Teologia ou Altíssima Teologia) 1265–1274, Scriptum super libros Sententiarium (Comentário sobre as Sentenças), etc.
- 1235 - 1315 - Raimundo Lúlio: Livro dos Sete Dons do Espírito Santo; De Virtutibus et Peccatis. Liber de gentili et tribus sapientibus.
- ca. 1250 - Aurora Consurgens (O Nascimento da Aurora).
- 1256 - 1301/2 - Gertrudes de Helfta: Legatus divinae pietatis (Arauto do Amor Divino).
- 1300 - 1366 - Henrique Suso: Das Büchlein der ewigen Weisheit (O Pequeno Livro da Sabedoria Eterna), Horologium Sapientiae (Relógio da Sabedoria).
- 1304 - 1374 - Francesco Petrarca: De Sui Ipsius et Multorum Ignorantia, Invectiva contra Medicum.
- 1365 - 1430 - Cristina de Pisano: Épître d'Othéa à Hector (Epístola de Othea a Heitor), Le Livre des trois vertus (O Livro das Três Virtudes, às vezes chamado Le Tresor de la citê des dames), Livre de Prudence (?) (Livro de Prudência).
- 1380 - 1471 - Tomás de Kempis: Vera Sapientia (Verdadeira Sabedoria).
- 1401 - 1464 - Nicolau de Cusa: De Docta Ignorantia (Da Ignorância Instruída), De Venatione Sapientiae (A Caçada da Sabedoria).
- 1433 - 1499 - Marsílio Ficino: Della cristiana religione (Da Religião Cristã), Pimander: Mercurii Trismegisti Liber de Sapientia et Potestate Dei (O Livro de Hermes Trismegisto sobre o Poder e a Sabedoria de Deus).
- c1413 - 1454/5 - Ambrosius de Spiera: Quadragesimale de floribus sapientiae (impresso em 1476).
- 1463 - 1494 - Giovanni Pico della Mirandola: Oratio de hominis dignitate (Discurso da Dignidade do Homem).
- ? - 1504 - Pelbartus Ladislaus de Temesvar (ou Temeswar): Sermones Pomerii de sanctis II. (Pars Aestivalis).
- 1466 - 1536 - Erasmo de Roterdão: De Pueris Instituendis (Da Educação das Crianças), Enchiridion Militis Christiani (Manual do Cavaleiro Cristão).
- 1477 - 1547 - Jacobo Sadoleto: De Laudibus Philosophiae Libri duo.
- 1479 - 1567 - Carlos de Bovelles: De Sapiente.
- 1492 - 1540 - Juan Luis Vives: Introductio ad Sapientiam.
- 1493 - 1541 - Paracelso: Astronomia Magna, "De Fundamento Scientiarum Sapientaeque, drei Traktate."
- 1497 - 1548 - Agostinho Steuco: De perenni philosophia (Da Filosofia Eterna).
- 1506 - 1580 - Jerónimo Osório: De Vera Sapientia (Da Verdadeira Sabedoria).
- c1530 - c1584 - Gerhard Dorn: "Speculativae Philosophiae" em Theatrum chemicum (Teatro Químico).
- 1533 - 1592 - Michel de Montaigne: Essais.
- 1542 - 1591 - São João da Cruz: Obras completas.
- 1547 - 1606 - Justo Lipsio: Manuductio ad Stoicam Philosophiam (Guia da Filosofia Estóica); De Constantia (Da Constância) (1584).
- ca. 1560 - 1605 - Heinrich Khunrath: Amphitheatrum Sapientiae Aeternae (Anfiteatro da Sabedoria Eterna) 1595.
- 1541 - 1604 - Pierre Charron: De la Sagesse (Da Sabedoria) (1600).
- c1550 - 1600 - John Case: Speculum Moralium Quaestionum (1585).
- 1556 - 1621 - Guilherme du Vair: La Philosophie Moral des Stoïques (A Filosofia Moral dos Estóicos) (1585).
- 1556 - 1626 - François Béroalde de Verville: De la Sagesse (Da Sabedoria) (1593).
- 1562 - 1626 - Oliva Sabuco: Nueva Filosofia de la Naturaleza del Hombre (1587).
- 1573 - 1626 - Francis Bacon: New Atlantis (Nova Atlântida), De Sapientia Veterum (A Sabedoria dos Antigos), Instauratio Magna: De Augmentis VII, VIII (Grande Instauração).
- 1575 - 1624 - Jacob Boehme: Von Der Gnadenwahl (Da predestinação, i.e. Da eleição pela graça) 1623; Tafel der Drey Principen (Quadro dos três princípios) 1619 (ler este!), Quarenta Questões sobre a Alma.
- 1596 - 1650 - René Descartes: Prefácio à edição francesa de Les Principes de la philosophie (Os Princípios de Filosofia) 1644.
- 1601 - 1658 - Baltasar Gracián: Oráculo manual y arte de prudencia (Oráculo Manual e Arte de Prudência) 1647.
- 1607 - 1681 - John Pordage: Sophia, das ist, Die holdseelige ewige Jungfrau der göttlichen Weisheit, oder, Wunderbahre geistliche Entdeck- und Offenbahrungen, so die theure Weisheit einer heiligen Seele gegeben (Sofia: A Graciosa Virgem Eterna da Santa Sabedoria, ou Descobertas e Revelações Espirituais Maravilhosas Que a Preciosa Sabedoria Deu a uma Alma Santa).
- 1621 - 1695 - Jean de La Fontaine: Fables (Fábulas) 1668-1694.
- 1624 - 1704 - Jane Lead: The Laws of Paradise, Given forth by Wisdom to a Translated Spirit. (As Leis do Paraíso, Dadas pela Sabedoria a um Espírito Traduzido) 1695.
- 1627 - 1705 - John Ray: The Wisdom of God Manifested in the Works of Creation (A Sabedoria de Deus Manifestada nos Trabalhos da Criação) 1691.
- 1629 - Robert Ayshford - Aurora Sapientiae (A Aurora da Sabedoria).
- 1632 - 1677 - Bento de Espinoza.
- 1636/7 - 1674 - Thomas Traherne: Thanksgiving for the Wisdom of the Word (Ação de graças para a Sabedoria da Palavra).
- 1666 - 1714 - Gottfried Arnold: Geheimniss der göttlichen Sophia (A Sofia Divina) 1700.
- 1668 - 1744 - Giambattista Vico: Scienza Nuova; Orazioni Inaugurali (De Studiorum Finibus Naturae Humanae Convenientibus).
- 1688 - 1772 - Emanuel Swedenborg: Sapientia angelica de divino amore et de divina sapientia (Sabedoria e Amor Divino) 1763, Deliciae Sapientiae de Amore Coniugali (Amor Conjugal) 1768, Sapientia Angelica de Divina Providentia (Divina Providência) 1764.
- 1844 - 1900 - Friedrich Nietzsche: der Wille zur Macht (A Vontade de Poder); Die Geburt der Tragödie (O Nascimento da Tragédia) 1872, Ecce Homo 1888.
- 1871 - 1944 - Sergei Bulgakov: Sophia, the Wisdom of God: An Outline of Sophiology. (Sofia, a Sabedoria de Deus: Um Esboço de Sofiologia) 1937.
- 1915 - 1998 - Marie-Louise von Franz: Aurora Consurgens: Um Documento Atribuído a Tomás de Aquino sobre o Problema dos Opostos na Alquimia (1957).
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