Teosofia Prática - Anexo Da Sofia

Clicar na imagem para aumentar

O Caminho para o Domingo do Repouso (1678)

Legenda da Figura:

  • Escrito no cimo da figura: «O Caminho para o Domingo do Repouso»
  • A figura é composta por três esferas. A esfera inferior representa o Primeiro Princípio, Deus Pai. A esfera superior representa o Segundo Princípio, Deus Filho. A esfera média representa o Terceiro Princípio, Deus Espírito Santo. As três esferas sobrepõem-se umas às outras, constituindo cinco zonas.
  • A zona inferior é constituída unicamente pela esfera inferior. Representa as Trevas, e no interior está escrito SATANÁS.
  • A zona média inferior é constituída pela sobreposição da esfera inferior com a esfera média. No centro, tem uma cruz escura. Sobreposta à cruz, está uma espiral. No centro da cruz, tem a raiz duma planta de milho. A cruz está rodeada por estrelas, representando a Noite.
  • A zona média é constituída pela sobreposição das três esferas. No centro, tem uma cruz meio clara e meio escura. Rodeando a cruz, está um anel com os números de 1 a 12, escritos no sentido horário, representando o Tempo. Pelo centro da cruz, passa o pedúnculo da planta de milho. O centro está desenhado por forma a representar o umbigo da planta de milho. Fora do anel, está o Sol, do lado esquerdo, e a Lua, do lado direito, representando o Dia e a Noite.
  • A zona média superior é constituída pela sobreposição da esfera superior com a esfera média. No centro, tem uma cruz clara. Rodeando a cruz, está um resplendor. No centro da cruz, está um coração, representado o Sagrado Coração. O coração está desenhado por forma a representar o coração da planta de milho. A cruz está rodeada por anjos, dum lado e do outro, representado o Mundo Angélico.
  • A zona superior é constituída unicamente pelo círculo superior. Representa a Luz, e no interior está escrito SOFIA, a Sabedoria Divina. Ao meio, está representada a espiga de milho.

A Sofia

Sofia é a verdadeira, nobre e preciosa Imagem de Cristo, isto é, a Sabedoria de Deus, a Tintura da Luz. A Sabedoria Divina da filosofia, doadora da guirlanda de Cristo, a Flor em Sarom, «a Rosa no Vale de Jericó, com a qual Salomão se deleitava, e chamou de seu querido Amor, a sua casta Virgem que ele amava; como de fato todos os outros Santos antes e depois dele fizeram. Quem a obtiver, obterá a Pérola.»

«Amada Alma, se tu fores sincera sem Intermissão, certamente obterás o Favor de um Beijo da Nobre Sofia (Sabedoria Divina) no Santo Nome de Jesus; pois, Ela está sempre diante da Porta da Alma, batendo e advertindo o Pecador do seu Caminho perverso. Mas, se a qualquer momento a Alma desejar o Seu Amor, Ela está pronta para isso e beija-o com os Seus Doces Raios de Amor, dos quais o Coração recebe Alegria. Mas ela não se deita apressadamente no Leito Nupcial com a Alma, isto é, ela não desperta apressadamente em Si a Imagem Celeste extinta, que desapareceu em Adão no Paraíso. Não, pode haver Perigo para o Ser Humano nisso; pois se Adão e Lúcifer caíram, tendo isso manifestado neles, o mesmo pode facilmente acontecer ao ser humano, que ainda está tão fortemente fascinado pela Vaidade.» Jacob Boehme, O Caminho para Cristo.

«A sabedoria, a eterna virgem, a companheira de Deus para Sua honra e alegria, fica cheia de desejo de contemplar as maravilhas de Deus que estão contidas em si mesma. Devido a este desejo, as essências divinas dentro dela tornam-se ativas e atraem o poder sagrado, e assim ela entra num estado de ser permanente. Com isto, ela não concebe nada dentro dela própria; a sua inclinação é repousar no Espírito Santo. Ela simplesmente se move diante de Deus com o propósito de revelar as maravilhas de Deus.» Jacob Boehme, Dos Três Princípios, 14,87.

«E, portanto, quem quer ser nutrido e treinado por Sofia, e aprender a entender, e falar, a Linguagem da Sabedoria, tem de nascer de novo e na Palavra da Sabedoria, Cristo Jesus, a Semente Imortal. A Essência Divina que Deus soprou na sua Alma Paradisíaca tem de ser revivida, e ele tem de se tornar um novamente com aquilo que ele estava em Deus antes de ser uma Criatura, e então o seu Espírito Eterno pode entrar no que está dentro do Véu, e ver não apenas o literal, mas o Significado moral, alegórico e anagógico dos Sábios, e os seus ditos obscuros. Ele então estará apto para entrar, não apenas no Pórtico de Salomão, o Pátio externo da Filosofia Natural, Sentidos e Razão, mas também no Pátio sagrado interno e nos Exercícios espirituais, com Compreensão e Conhecimento divinos; e assim, ele pode entrar no mais íntimo e santo Lugar dos Mistérios Teosóficos, no qual ninguém é admitido a entrar, a não ser aqueles que receberam a alta e santa Unção”. Jacob Boehme, Da Assinatura das Coisas, Prefácio.

Adão era uma virgem casado com a virgem Sofia. A queda de Adão precedeu, e foi a causa de, a sua divisão em Adão e Eva. “O Senhor olhou para tudo o que tinha feito e viu que era muito bom”. Mas então, “E o Senhor disse: 'Não é bom que o homem esteja só'.” Algo tinha mudado. Adão cobiçara a árvore do conhecimento. A queda de Adão ocorreu antes do sono profundo e da criação de Eva. A tintura celeste desapareceu, o nascimento mágico foi estragado e a virgem Sofia abandonou-o. Então, o Senhor lançou o homem num sono profundo e fez a mulher de uma das suas costelas. De acordo com o entendimento tradicional, Adão instruiu Eva nas regras do jardim. “Da árvore da vida e de todas as árvores do jardim nós podemos comer, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal nós não podemos comer...” Mas Eva não precisava de ouvir isso. Adão e Eva eram uma pessoa, agora dividida, e ambos se lembraram das palavras do Senhor. Adão não foi criado primeiro; ambos foram os primeiros, mas agora divididos em dois.

Mas Jesus disse que é melhor para nós permanecermos solteiros. (Mateus 19,10-11) Porquê?

O romance terrestre satisfaz provisória e parcialmente o nosso desejo de reconstrução.

Em Cristo (o Segundo Adão) somos novamente restaurados à unidade virginal do primeiro Adão. Este é o significado do “casamento alquímico” – a união do Rei e da Rainha (alma e espírito). A alma regenerada em Cristo é restaurada e reconciliada com Sofia, “a esposa da tua juventude, para quem tu foste traiçoeiro; no entanto, ela é a tua companheira e a tua esposa por convénio”. Malaquias 2,14.

Por esta transformação, Cristo, o Último Adão, é formado em nós, e a própria Sofia coloca “a guirlanda de Cristo” nas nossas cabeças, porque a Virgem Sofia é a Noiva de Cristo. (Mysterium Magnum 50,48). Mas a transformação faz-se apenas no plano interior. O corpo exterior permanece na forma “bestial”. Portanto, enquanto nós permanecermos no terceiro princípio, estaremos desposados com Sofia, mas ainda não unidos em matrimónio. Quando deixarmos estes casulos mortais e voarmos para o segundo princípio, encontraremos Sofia nos seus trajes nupciais.


Início » Textos » Teosofia Prática » Anexo Da Sofia