Da Assinatura das Coisas – Anexo 5 - Correspondência

CORRESPONDÊNCIA DAS SETE FORMAS E DOS QUATRO ELEMENTOS

(47ª Epístola Teosófica)

  1. A lei divina, promulgada de acordo com o Verbo criador, faz com que o ser humano saia da harmonia paradisíaca. A avidez é o fiat, ou o começo da Natureza; ela imprime-se na sua própria substância: daí vem tudo o que é adstringente, pesado, duro, inerte, Saturno, a TERRA.
  2. A maldição divina, segundo a Natureza, dá origem à distinção entre o bem e o mal e a materialidade do corpo. Da Ciência vem o movimento, a diferença, a sensibilidade, a vida. Ela é a separadora do puro e do impuro; é por ela que, na quintessência, as terras grosseiras são rejeitadas, e a terra pura que resta é uma água seca, o Mercúrio, princípio do ar. Porque o Verbo exterior é a contrapartida do sopro de Deus. Tais são o planeta Mercúrio e o elemento ÁGUA.
  3. A Cólera divina, precipitando o ser humano no inferno, é a 3ª forma, a Angústia; ela produz em nós os cinco sentidos, a ideação, na terra produz o Enxofre, e na quintessência produz o Spiritus Mundi; nos planetas produz Marte, fortalecido por Saturno e envenenado por Mercúrio; nas trevas produz o inferno; na luz produz a Alegria. É o elemento FOGO.
  4. Deus é perverso com os perversos, e bom com os bons (Salmos, 18,26), o ser humano animal é assim bom ou mau, segundo as influências. Do desejo vêm a Natureza e a Essência; da Ciência vem a vida sensível, o ato, a evolução e a reprodução. Da angústia nasce o fogo, ou a vida compreensível; do fogo vem o ar, que é o movimento da Ciência; do ar vem a água úmida, e da água úmida vem o ser elementar corruptível; dos planetas vem o Sol. Tal é o elemento AR.
  5. Cristo vem para salvar o ser humano morto à vida divina.
  6. A Vontade do Nada original emana todas as qualidades criadas na morte do Fogo para fazê-las renascer na Luz. Na terra, é assim que nascem os metais preciosos. Este lampejo de fogo é uma explosão do salitre; no meio, vemos o óleo, e por baixo dele vemos uma água espiritual, que é o corpo da Tintura. Esta é a força unida do Fogo e da Luz; ela vem do Verbo descido à Natureza; é Vénus.
  7. Cristo é o porta-voz de Deus, contra a confusão de Babel. Assim, a 6ª forma, o Som é o Verbo expresso, a vida no seu desabrochar; é a virtude de cada coisa, é a inteligência; é Júpiter.
  8. Cristo encarna-se para se opor ao ser humano animal. A 7ª forma, Essência, Divindade, Corpo, é uma matriz da Quintessência, uma menstruação do princípio, uma água onde tudo se desenvolve, um centro bom e mau; é a Lua.
    1. [ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

      Início » Textos » Assinatura das Coisas » Anexo 5 - Correspondência