Da Assinatura das Coisas – Anexo 4 - A Manifestação Divina

A MANIFESTAÇÃO DIVINA

(47ª Epístola Teosófica)

Deus considerado em Si mesmo, acima da Natureza e da criatura, revela sete aspectos:

1. — O abismo. — AIN-SOPH

2. — O nada e o tudo; o um; o Pai. — JE

3. — O desejo, conceptualidade do querer; o Filho. — HO

4. — A ciência, o movimento, o Espírito. — VAH

5. — A Trindade, a razão eterna de todas as coisas.

6. — O Verbo divino, o falar, a expressão.

7. — A Sabedoria, o verbo pronunciado, espelho onde Deus se contempla.

Aqui começa o Grande Mistério (Mysterium magnum) ou a Natureza eterna, é a diferenciação que o Verbo opera ao pronunciar-se; ocorre primeiro em sete formas, depois subdivide-se indefinidamente. Ela parte dum estado de harmonia que forma a fronteira, se ousamos dizer, entre Deus e a Natureza Eterna: esse estado é a Tintura (10).

8. — O 1º princípio (ver acima) compreende as três primeiras formas:

A avidez, noite, dureza, adstringência (sal).

O aguilhão, ciência, movimento, vida infernal, princípio da inimizade.

A angústia, essência, temperamento, sensibilidade (enxofre).

O fogo separa este 1º princípio do

9. — 2º princípio (Deus segundo o Amor) que se compõe das três últimas formas:

A luz ou o amor.

O som, ou a diferenciação, a separação.

E o ser, ou a Sabedoria essencial.1

11. — As três primeiras formas são a vida diabólica; e as três últimas são a vida angélica.

12. — A matéria deste último mundo é o Elemento puro, do qual nascerão mais tarde, no 3º princípio, os quatro elementos.

13. — Vida própria, o crescimento e o movimento e todas as transformações, neste mundo angélico, interior, espiritual, é o Paraíso.

14. — Aqui começa o mundo exterior temporal. Estes três mundos estão uns dentro dos outros; eles não estão nem em cima nem em baixo, nem internos nem externos; eles estão juntos; tudo está em tudo. — Este terceiro princípio é o Verbo pronunciado, assinatura dos dois invisíveis que o governam; eis como ele pode ser representado:

15. — O Verbo pronunciante no 1º princípio, torna-se na alma humana no 2º princípio, e no 3º princípio, o firmamento, água seca ígnea, com irradiação estrelar.

16. — O Amor e a Cólera lutando (no 1º princípio), Adão inocente (no 2º princípio) torna-se, aqui em baixo, a Quintessência, as estrelas, o astral, ou seja, as forças sutis diferenciadas em bem ou em mal, analogamente à diferenciação da Ciência divina. Esta quintessência é a vida boa das criaturas.

17. — A lei de Deus aplicando-se à diferenciação (1º princípio), a vida humana na harmonia do paraíso terrestre (segundo o 2º princípio) produzem, no 3º princípio, os quatro elementos terrestres, com os seus venenos e as suas impurezas.

18. — O mundo material físico.

Notas

  1. O número 10 falta no original. (N.T.P.) [  ]
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