Da Assinatura das Coisas – 13.1. Relação do Invisível com o Visível

CAPÍTULO DÉCIMO TERCEIRO

DO ANTAGONISMO DO ESPÍRITO E DO CORPO E DA SUA CURA

Resumo: — Relação do invisível com o visível — As faculdades orgânicas — O ser pensante — Os dois princípios no macrocosmo e no microcosmo invisíveis e visíveis — Nascimento das formas, dos elementos, do óleo, do 7, do 4, do 3 — Cura das doenças

  1. O corpo, em si próprio, é morto e mudo, ele é a manifestação do espírito que ele contém e que o assina: aquilo que o espírito é, na sua ação incompreensível, o corpo é-o visivelmente. Nele, uma das sete formas da Natureza domina sobre as outras, e cada uma colabora segundo a sua força essencial; elas aparecem no corpo segundo a sua categoria, em cada coisa segundo a sua espécie: é a manifestação da Sabedoria Divina no Verbo pronunciado segundo o Amor e a Cólera.1
  2. Cada coisa possui, segundo a sua qualidade, uma alma que é a semente dum corpo; tudo o que vive contém o seu germe; Deus expressou todas as coisas, numa forma, pelo seu Verbo. O pronunciado é um molde do pronunciante e contém o Verbo que é a semente duma imagem semelhante à primeira: o pronunciante e o pronunciado operam os dois.
  3. Em si mesmos: o pronunciante é a eternidade: ele é o senhor do pronunciado que é o tempo e o operário. O pronunciante produz a Natureza eterna, e o pronunciado é a Natureza temporal; cada um é criado, na sua concepção, como duas propriedades: a luz e as trevas, onde reside o Elemento essencial, o qual é um no pronunciante, e quaternário no pronunciado.
  4. Em si, o Elemento não é nem frio nem quente, nem seco nem húmido; é uma vontade desejosa onde a Sabedoria eterna diferencia as cores segundo a qualidade do desejo; no Elemento não há nem número nem fim; mas, nos quatro elementos, há um número, porque eles se individualizaram no momento da pronunciação e tornaram-se num molde do tempo que forma, edifica e destrói.
  5. Este relógio do tempo consiste em sete formas que exalam um triplo espírito: vegetativo, sensível e racional. O primeiro encontra-se nos quatro elementos, o segundo nas sete formas, o terceiro nas estrelas; mas o Entendimento vem de Deus pela eterna Natureza.
  6. Toda a vida, proveniente do Verbo pronunciado, consiste em Sal, Enxofre e Mercúrio, onde se encontram as sete propriedades da vida deste mundo, o já mencionado tríplice espírito.
  7. O Enxofre é a mãe de toda a espiritualidade e de toda a corporalidade; o Mercúrio mantém a sua direção, e o Sal é a casa que Mercúrio constrói no Enxofre.
  8. O Entendimento nasce no óleo do Enxofre, onde as estrelas derramam os seus desejos, como na sua essência: daí vêm as faculdades sensoriais e mentais; mas a razão sai do óleo elementar, no livre desejo do Mercúrio falante.

Notas

  1. Este capítulo é o mais claro de todo o livro: recomendamos vivamente a atenção do leitor. [  ]
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