Da Assinatura das Coisas – 10.5. A Virgem Filosófica

  1. O enxofre é a mãe de todas as essências, Mercúrio é a sua vida, Marte é a sua sensibilidade, Vénus é o seu amor, Júpiter é o seu entendimento, a Lua é a sua corporalidade e Saturno é o seu marido. É preciso que tu reconcilies o marido irritado com a sua esposa; é preciso também que a esposa seja virgem, porque a semente da mulher deve esmagar a cabeça da serpente colérica. É preciso que o amor da esposa seja sincero e puro; porque a divindade desposa a humanidade; e quando Maria disse: "que aconteça comigo aquilo que dizes, porque eu sou a serva do Senhor", isto significava a união da humanidade e da Divindade.
  2. A Divindade significa, na obra filosófica, a casta virgem;1 a humanidade é o Mercúrio, o Enxofre e o Sal tanto celestes quanto terrestres; o celestial é semelhante a um nada; a morte despertou na fúria e vive na cólera, na propriedade da qual Adão e Cristo foram tentados.
  3. As propriedades sulfurosas foram tentadas pela oposição elevada no meio delas próprias.
  4. - 55. E a tentação tinha três figuras: a primeira é a impressão a que o filósofo chama Saturno, que devia abrir-se na propriedade de Vénus para saciar a sua fome ígnea, a outra era viver nessa Vénus saturniana e apegar-se à sua própria vontade.
  1. A terceira era introduzir a sua vontade no centro pelo desejo amoroso, isto é, na mãe sulfurosa que vive pela impressão da angústia. Deus tentou a maldade de Adão acesa no enxofre por um diabo furioso, igualmente irritado no Enxofre; não te posso dizer nada mais explícito. O Enxofre é o corpo material no qual nós devemos reentrar.
  2. Nicodemos perguntou: "Como podemos reentrar no seio das nossas mães e renascer?" “Se vocês não regressarem e não se tornarem como crianças, não verão o reino dos céus”, respondeu-lhe Cristo.
  3. Como pode a vontade resignar-se a perder a sua ipseidade para voltar a ser um nada? Isto pareceu muito estranho a Nicodemos, mas o Senhor respondeu-lhe: “O vento sopra onde quer; tu ouves o vento, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é com aquele que é eleito por Deus."
  4. Quem persuadiu a vontade do Cristo-Homem a reentrar no corpo da sua mãe e de ali permanecer sem alimento durante quarenta dias? Não foi uma ação da Divindade?

Notas

  1. Veja Pernety para rever a lista dos nomes que os alquimistas dão às diferentes substâncias que eles usam. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 10.5. A Virgem Filosófica