Da Assinatura das Coisas – 9.2. Fundamento da Magia

  1. Toda a magia se encontra aí; mas não quero falar dela por causa do mau que não é digno de saber essas coisas e que deve ser punido com justiça pelos sofrimentos que inflige aos bons, chafurdando na corrupção.
  2. Mas se Marte está mais próximo de Saturno, e se Mercúrio lança um olhar sobre eles, enquanto Vénus está sujeita a Marte e Júpiter a Vénus, tudo está estragado e envenenado, e se a Lua vem aí trazer a sua Menstruação, a falsa magia e a feitiçaria se declaram; mas eu só quero descrever aqui a assinatura.
  3. Isso dá à planta uma flor avermelhada e clara; Vénus pode dar-lhe a brancura, mas se for salpicada principalmente por castanho avermelhado, com uma casca rude, Mercúrio aí é venenoso; é um veneno da Lua, mas o artista pode usá-lo contra a peste se remover ao Mercúrio o seu veneno, dando-lhe Vénus e Júpiter; então, Marte torna-se num fogo amoroso em virtude do Sol.
  4. - 39. Esta propriedade também marca as criaturas vivas tanto na voz como no rosto. Ela dá uma voz obscura com um pouco de clareza marciana, lisonjeira, falsa e mentirosa; ela dá pontos vermelhos aos olhos que são móveis e piscadores; as ervas têm uma virtude toda corrompida que escurece a vida do ser humano se ele as absorve. Tais ervas não podem valer nada para o médico, qualquer que seja o nome que lhes dêem, porque muitas vezes acontece que tal conjunção dos planetas corrompe uma planta boa em si mesma se ela estiver sujeita a Saturno e a Marte; acontece também que uma planta má é beneficiada por uma conjunção; tudo isso pode ser reconhecido pela assinatura; é por isso que o próprio médico deve colher as suas plantas.1

Notas

  1. Vemos, portanto, que, no espírito do autor, as plantas, os minerais, etc., devem ser estudados fora de qualquer classificação prévia e com os únicos dados que ele indica, na condição que se esteja regenerado. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 9.2. Fundamento da Magia