Da Assinatura das Coisas – 6.5. Das Doenças

  1. O médico tem que saber que no mercúrio mais forte e no mais venenoso está a tintura mais alta, não na propriedade do próprio mercúrio, que é a via angustiada venenosa, mas na vida dum óleo luminoso que é o seu alimento e que, se ele puder ser separado dele, fará uma tintura e uma inflamação das vidas tenebrosas, isto é, das doenças. Neste óleo está a vida da alegria que traz de volta e exalta tudo.
  2. Podemos extrair dum sapo ou duma víbora a tintura mais sublime se a reduzirmos a uma essência oleosa e se separarmos a fúria mercuriana; porque é no veneno e na luz que consiste toda a vida interior e exterior; assim como vemos a alegria divina produzida pelo fogo furioso da cólera, assim ocorre no exterior, porque toda a vida é muda e morta sem o mercúrio venenoso.
  3. Mercúrio é o fogo aceso; ora, toda a vida é um fogo; e mesmo que uma criatura viva na água, ainda assim o fogo é a sua vida. O fogo é o fel venenoso através do qual Mercúrio conduz a criatura; ora, nesse fel está escondido um óleo que alimenta o fogo de ☿ (Mercúrio).
  4. Quando uma criatura possui um mercúrio poderoso e seco, ela é ousada e poderosa; o seu óleo é claro, apesar do seu corpo poder ser magro, porque a propriedade do mercúrio consome a água dele; e a gordura iluminada dá uma luz tanto mais clara quanto melhor a água estiver separada do óleo.
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 6.5. Das Doenças