Da Assinatura das Coisas – 3.4. Essências Interiores e Exteriores

  1. Consideremos agora o supremo ARCANO:1 o da essência celeste, das gemas e dos metais dos quais ela é o princípio.
  2. Nós vimos como o primeiro desejo, em direção à Natureza, passa por todas as formas até à mais alta exaltação, e aí retorna a si mesmo, como uma vida saindo do fogo.2 O fogo eterno é MÁGICO e espiritual. A liberdade é a sua origem, a Natureza eterna é a sua acuidade. O que morre pelo fogo é divino;3 assim se declaram na morte ígnea, a luz e o reino da suavidade.
  3. As propriedades da primeira mãe são repartidas pelo pavor salítrico: – em uma água que é uma ESSÊNCIA poderosa, da qual Cristo nos assegura que quem dela beber recebe a vida eterna; – e em um fogo, que se chama o céu, onde se manifestam os milagres da alegria divina. A água é o verdejar do paraíso; o fogo produz o elemento eterno, a corporalidade divina onde se encontra tudo o que pode ser conhecido de Deus.
    Agora vamos olhar para o mundo exterior.
  4. Olhando para os vários CORPOS dos Metais, das pedras e das criaturas vivas, a razão pergunta-se qual é o nascimento de cada coisa, visto que todas elas têm apenas uma Mãe, e que a eternidade não tem começo. Nós observaremos, portanto, essa mãe, a separação do tempo e da eternidade, dos dois PRINCÍPIOS, o divino e o deste mundo, que também é divino.
  5. Como Jesus chama ao Diabo de príncipe deste mundo, nós também diremos como é que esse príncipe é a criatura mais miserável deste mundo. A Mãe, que gerou todas as criaturas, contém na sua propriedade: o ENXOFRE, o MERCÚRIO e o SAL espirituais, tudo o que saiu da sua IMPRESSÃO, e o seu Fiat dá criaturas diferentes de acordo com a qualidade primitiva da separação.
  6. Em primeiro lugar estão os altos espíritos gerados do CENTRO de todos os seres, por livre desejo na propriedade do fogo; eles tinham neles as propriedades dos dois mundos eternos. Depois da sua CORPORIZAÇÃO, aqueles que permaneceram na propriedade do desejo livre, e que introduziram a sua vontade do fogo na luz, foram os anjos; aqueles que introduziram a sua avidez de novo no CENTRO, tornaram-se demónios, expulsos da liberdade e da luz.4

Notas

  1. Sinónimo de Mistério no vocabulário de Paracelso. Toda esta passagem trata da matéria visível. [  ]
  2. Esta quarta forma resolve o combate das três primeiras em:
    - Água sulfurosa, contendo um princípio de expansão,
    - Água salina, contendo uma força corporizante,
    - Água terrestre, tendendo em direção à matéria.
    Esta água tripla vai tornar-se no alimento do fogo e produzirá a quinta forma ou luz. Assim, na alma do ser humano, quando o desejo, a penitência e a angústia estão no seu grau máximo, o fogo providencial resolve-os em amor, arrependimento e lágrimas. Você pode fazer facilmente outras aplicações. [  ]
  3. É a cólera, ou o Deus colérico. [  ]
  4. Ver o tratado Da Eleição da Graça, do mesmo autor, e a teoria cabalística da queda: DRACH, Harmonia; LURIA, Revolução das almas. [  ]
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