Da Assinatura das Coisas – 3.5. Lugar de Lúcifer

  1. Assim, os demónios não possuem nem o reino de Deus nem o reino deste mundo; porque, na criação, este último foi formado pelas duas qualidades; e o diabo possui apenas a Cólera.
  2. Depois dos espíritos elevados, Deus criou este mundo visível, com as estrelas e os elementos, como uma geração da mãe eterna; tudo isto saiu do eterno começo e tomou um ponto de partida temporal. O movimento da mãe iluminou as suas formas, e elas produziram CORPORIZAÇÕES. Em seguida, Deus criou a terra:
  3. A primeira avidez em direção à Natureza IMPRIME-SE em três formas: 🜍 (Enxofre), ☿ (Mercúrio), 🜔 (Sal); tudo se move e se agita por essa impressão até à mais alta angústia, até ao terror SALNÍTRICO. O fogo nasce; a dor ferve, como a água sobre o fogo, depois a adstringência contrai-se, e o fogo dilata-se: isto acontece no 🜍 (Enxofre).
  4. A atração austera é, portanto, um aguilhão furioso, uma ruptura incessante; é um espírito sem essência; é a própria forma do ☿ (Mercúrio): há duas vontades neste estado: uma é a angústia que vem da avidez, a outra é o desejo da liberdade; elas não conseguem separar-se uma da outra, e a luta intensifica-se até que o fogo se acenda pelo estalar do Salitre. O ardor do fogo entorpece a dor: tal é a morte (eterna ou temporal).
  5. Mas a liberdade recompõe-se: ela vence a morte; o espírito da angústia materializa-se e apenas retém uma ação essencial impotente; no meio deste incêndio, na crepitação salnítrica, cada propriedade individualiza-se e materializa-se formando os metais e as pedras.
  6. O metal mais perfeito, o ouro, vem da Liberdade apreendida na impressão austera: é esta liberdade, envoltório do Enxo (Sul), que faz crescer os Metais; enquanto que as pedras, agarradas com muita força, têm muito pouco Enxo (Sul). As pedras preciosas provêm do relâmpago que separa a vida da morte, no momento do seu congelamento pelo estalar. É por isso que elas têm grandes virtudes; eles têm em si o nome do poder divino. É pela mesma razão que o ouro está muito próximo da corporalidade divina, de modo que se poderia desatar o corpo morto e torná-lo num espírito alado, com a permissão de Deus, embora isto pareça impossível.
  7. Os outros metais provêm das diferentes impressões do fogo e da luz ao emergirem do caos divino; cada matéria é um ser análogo ao espírito do qual foi gerada, e o fogo transforma-a numa luz igualmente análoga.
  8. Assim como a alma permeia todas as faculdades do ser humano, assim a Alma eterna se encontra desde a mais alta luz até à mais profunda treva; este mundo todo não é mais do que uma imagem do mundo eterno.
  9. Os coros dos Espíritos, as estrelas, as plantas, tudo o que existe até aos exércitos eternos tem a mesma constituição.
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 3.5. Lugar de Lúcifer