Da Assinatura das Coisas – 2.2. As Três Primeiras Formas no Ser Humano e no Mundo Físico

  1. A Vontade é, portanto, obrigada a permanecer nas trevas; e como ela quer sair delas, ela cria para si uma segunda vontade que tende para a liberdade. Essa tensão só consegue levar ao Nada; quanto mais vigorosamente ela deseja a manifestação, mais a vontade primeira a retém em si mesma, e essa luta produz três formas.1
  2. A avidez é a Adstringência, que dá a dureza, que é um encerramento, de onde vem o frio; depois a Expansão, que estimula a dureza, que provoca o movimento, que luta contra a Adstringência e que a fortalece em conformidade. Esta luta causa uma mistura na avidez que é a sua ESSÊNCIA; e dessa ruptura, desse dilacerar perpétuo, vem a terceira forma, a Angústia Dolorosa.
  3. Essas três formas exaltam-se e ativam-se cada vez mais provocando-se mutuamente, daí a Natureza, que sendo qualquer coisa, se opõe ao Nada livre, calmo e imóvel.
  4. — Daí surge a Inimizade. — Tal é o CENTRO da Natureza. No começo, no primeiro PRINCÍPIO, é um Espírito; no segundo, é um Amor; no terceiro, é um Ser. E, neste terceiro PRINCÍPIO,2 as três formas chamam-se: ENXOFRE (SULFUR), MERCÚRIO e SAL.
  5. No primeiro Princípio, o ENXO (SUL) é a vontade livre, como tendência do nada para qualquer coisa, na liberdade extranatural; o FRE (FUR) é a avidez dessa tendência que compreende a génese da Natureza eterna e da Natureza exterior, porque a dureza, a atração severa aguçam as essências e perpetuam-nas. Pelo ENXO (SUL), a angústia tenebrosa torna-se numa luz, e no terceiro PRINCÍPIO, o ENXO (SUL) é o óleo da Natureza onde arde a vida e onde todas as coisas crescem.
  6. O ENXO (SUL), na realidade, não está separado do FRE (FUR): é um Ser que tem duas propriedades: alegria e dor, luz e escuridão; — dois mundos: um de fogo escuro na severidade, e o outro de fogo luminoso na liberdade: este último torna a Divindade compreensível, o primeiro torna a Natureza compreensível, e estes dois são a causa recíproca da sua existência.
  7. A dor é o médico do desejo de liberdade, através da Angústia que faz com que o Nada se torne numa vida e que tome consciência de si próprio, o que não poderia acontecer permanecendo na calma.3
  8. E a luz, ou o ENXO (SUL), é o médico da avidez da natureza tenebrosa, detendo o turbilhão da Angústia, que se converte numa sonoridade na ESSÊNCIA.4
  9. Cada uma das três propriedades permanece ela própria mas, no entanto, elas habitam cada uma dentro da outra; elas são as médicas umas das outras, por meio da IMAGINAÇÃO, porque o Eterno é MÁGICO.5
  10. A segunda forma da Natureza na Eternidade é a Radiação das ESSÊNCIAS agudas e picantes; a ESSÊNCIA nasce onde há perturbação, porque o Nada é pacífico. No terceiro PRINCÍPIO, é o MERCÚRIO6 inimigo e venenoso, causa da vida, do movimento e dos sentidos. Ele existe para que do um saia a multiplicidade sem fim e sem fundo.
  11. Esta forma busca o repouso através da inquietação e é a sua própria inimiga. A sua medicina é dupla, como a sua avidez que se dirige tanto para a liberdade tranquila quanto para a ansiedade da busca de si mesma. A vontade radical busca a alegria; para isso, ela sai do Nada e entra no movimento doloroso, onde essa vontade se encontra.7
  12. Essa vontade encontrada, deseja novamente a paz do Nada, para que possa desfrutar de tranquilidade e da alegria. Assim, há duas vontades no fundo de tudo: uma que se dirige para o fogo irascível e para a roda da angústia, para gerar a Natureza; a outra que se dirige para a vida da luz e da alegria da Natureza.
  13. O médico da primeira é o desejo da liberdade; e o médico da segunda é a fúria na avidez faminta. Tais são o amor e a cólera de Deus, o bem e o mal8 no CENTRO de cada vida, o prazer e a dor e a sua mistura incessante.
  14. - 22. — Há uma terceira vontade que surge a partir de uma ESSÊNCIA das duas primeiras; ela é o espírito e o mestre delas: porque ela pode provocá-las, uma ou outra, à sua vontade, porque ela é a vida verdadeira.
  1. O desejo da liberdade chama-se Deus; o desejo da Natureza chama-se de cólera de Deus; é o mundo escuro; o primeiro PRINCÍPIO; e o mundo luminoso é o segundo PRINCÍPIO; eles não estão separados um do outro; eles vivem juntos, eles são a causa e a cura um do outro; e aquele dos dois que se move, manifesta-se exteriormente pelo seu CARÁTER.
  2. A terceira forma é a Angústia; ela é, por si própria, o FIAT; operando com as outras duas, produz a quarta, que é o Fogo. No terceiro PRINCÍPIO, ela é o SAL, segundo a sua matéria, mas segundo o seu espírito ela tem muitas figuras; é a força corporizante; ela pode ser sulfurosa, ou um relâmpago mercurial; em si, é uma agonia aguda.
  3. Ela contém um fogo frio e escuro, e um fogo quente. O primeiro é engendrado pela Adstringência, ou atração aguda; o segundo vem do aguilhão do movimento na Angústia; é o desejo da liberdade que o inflama.9

Notas

  1. Ver LODOÏCK DE DIVONNE, A Voz que clama no deserto. [  ]
  2. Este terceiro princípio é o mundo físico e astral. [  ]
  3. Ver do ponto de vista moral, as quatro verdades budistas. [  ]
  4. Génese da sexta Forma. [  ]
  5. A Magia e a Imaginação aplicam-se aqui a esta propriedade característica que possui uma Vontade de formar imagens de si própria, no meio em que atua. Esta propriedade, se pervertida, torna-se no instrumento dos magos. [  ]
  6. MERCÚRIO designa o som. [  ]
  7. Toma consciência dela própria. [  ]
  8. DRACH, Harmonias da Igreja e da Sinagoga, vol. I. O bem e o mal éticos seriam, portanto, discernidos pelo altruísmo e pelo egoísmo. [  ]
  9. É por isso que na Alquimia existem sete sais. [  ]
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