Teosofia Prática – Da geração dos Três Princípios

  1. Este corpo vem do Verbo de Deus, ou da Sofia celeste, que surge saindo do fogo sagrado interior do Amor e que o desejo, ou a fé, torna presente ou concebível.
    E tudo isto é espiritual, mais SUTIL do que o ar, semelhante aos raios do sol que penetram todos os CORPOS.
  2. Esta Presença celeste da nova Vida espiritual atrai a alma pelo seu desejo poderoso, na sua ESSÊNCIA ígnea, como o Noivo chama a sua noiva, e emana no mundo da Luz um brilho alto e TRIUNFANTE, claro e branco, desde o mais profundo da alma.
  3. Então, o Espírito Santo sai em direção à Sabedoria Eterna, e ajuda a vida exterior a produzir, a formar e a aperfeiçoar o seu pão terrestre e aquilo de que ela necessita.
  4. E isto é a geração santa e eterna dos três PRINCÍPIOS,1 o Pai, o Filho, o Espírito e a Sabedoria, dentro do ser humano regenerado;
    e não é só do pão que estou a falar, como tu pensas, pobre razão cega;
    tu nunca compreenderás este MISTÉRIO profundo porque não és digna de compreendê-lo.
  5. Porque tu só procuras este mundo, só pensas em encher os teus cofres e em legar os teus bens supérfluos aos teus filhos.
    Seria muito melhor se tu tentasses torná-los piedosos.
  6. Os ricos piedosos também são cegos e puníveis, embora tenham boas noções: ajudando os seus amigos carnais, fortalecem-nos na sua maldade e na sua preguiça e, conscientemente, fortalecem neles o demónio do Egoísmo.
  7. Que eles não esperem, pois, nem louvor, nem agradecimentos desses amigos incrédulos, nem de Deus;
  8. Porque o ser humano não será julgado segundo a sua opinião, mas segundo a CIÊNCIA que Deus lhe deu, assim como o próprio Senhor declarou. (Lucas 12,47; Tiago 4,17).2
  9. Espero que esta advertência fraterna e cordial não seja mal aceite: pois devemos deixar brilhar a nossa luz, sem considerar aquele a quem ela ilumina e sobre quem ela pronuncia o seu juízo.
  10. Certamente, uma vontade fundamentalmente resignada, onde Deus pode querer, formar e criar aquilo que Lhe agrada, é muito querida para Ele, e Ele manifesta-se de maneira amigável para com ela, mas Ele odeia uma vontade própria, mesmo se ela fizer muitas boas obras;
    porque ela atuaria sem a Unidade.

Notas

  1. Ver o Anexo Dos Três Princípios. [  ]
  2. «O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas.» Lucas 12,47.
    «Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.» Tiago 4,17. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 3 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 3. Do ser humano regenerado » Da geração dos três Princípios