Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Apêndice Prancha 1


PRANCHA 1


O CRISTO NA CRUZ

(CABALA)

Esta prancha, a primeira, é consagrada à Cabala. Stanislas de Guaïta fez sobre ela um comentário bastante completo nas suas obras: nós colocar-nos-emos aqui, por assim dizer, no ponto de vista mais especial que o sua nível lhe atribui no conjunto da obra.

Três luzes emanam uma da outra, Deus, as Schemoth, as Sephiroth; é um sistema geral de filosofia apresentado àquele que procura, mostrando-lhe que o conhecimento intelectual de Deus, revelado nos seus nomes e nos seus atributos, do seu Verbo, presente e agindo em todo o universos do qual ele é o substrato, é o objetivo em direção ao qual ele deve tender, o primeiro estudo que ele deve fazer. A primeira classe, ao sair das trevas, sob a direção dos mestres antigos mais venerados, dos cabalistas em particular, deve ser uma filosofia geral.

Obras de L.Cl. de Saint-Martin: O Quadro natural.


A ESCOLA DA NATUREZA

Introdução à figura segunda: esta prancha mostra o ser humano, átomo na natureza apesar do despertar do seu espírito, que o universo cerca e encerra com as suas forças elementares, com os seus mistérios e os seus obstáculos. A rocha treme sobre a qual ele repousa, os caminhos são enganadores, eles levam a labirintos, ou a cimos de onde não se pode mais sair, a não ser pela queda. O ser humano, confundido por sentir a bondade de Deus, que permitiu no entanto a este ser ínfimo de pressentir a luz do Pai, de a contemplar no seu Filho, o ser humano esforça-se por responder a esta bondade procurando melhorar-se para, diz Khunrath, penetrar o bem que une o seu espírito a Deus e poder assim oferecer-lhe as suas orações e receber as suas luzes.

Obras de L.Cl. de Saint-Martin: O Homem de desejo.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Apêndice Prancha 1