Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Novembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
305. E → se alguém ama a justiça, as grandes virtudes são as suas obras; porque ela ensina → a Sobriedade e a Prudência, e → a Justiça e a Virtude, → junto das quais nada é mais útil aos seres humanos na vida. Sb 8, 7. 305. E se alguém ama verdadeiramente a Justiça, as virtudes são as suas obras; porque ela ensina a Temperança e a Prudência, a Justiça e a Fortaleza, junto das quais nada é mais útil aos seres humanos na vida.


  • Se alguém ama a justiça, etc. - Se alguém ama o que é justo e equitativo (versículo 81), possuirá por intermédio da Sabedoria, aquilo que é ensinado nos versículos 39 e seguintes.

    Porque Ela reside também nos seres humanos que são conformes e bem dispostos pelas virtudes e os costumes, ajudando-os a estudar para viverem em conformidade com o Decálogo.
  • A sobriedade - Que é a porta de todas as virtudes.

    A alma seca é prudentíssima; o Espírito obeso tende para baixo, não para o alto.

    A embriaguez (crapula) [pela qual o Diabo tolda (concacat) os cérebros dos bebedores (bibulorum)] é mais infecta que todas as latrinas (versículo 79).

    Escuta S. Paulo (Ef 5, 18): Tomem cuidado, diz ele, de não vos embriagardes com vinho no qual está a luxúria; mas encham-se do Espírito Santo falando vocês próprios ao Senhor do fundo dos vossos corações com salmos, hinos, cânticos espirituais; e dando graças constantemente e por todas as coisas a Deus e ao Pai em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

    O jejum cristãmente instituído, com a abstinência do excesso de alimento e de bebida e das voluptuosidades ilícitas, com o luto e a humildade da alma, a confissão dos pecados e a precação, esforçando-se simplesmente por obter a Divina Clemência, são como que as vassouras pelas quais nós nos limpamos e purgamos para a vinda do hóspede Sacro Santo, dentro do seu templo Católico (figura segunda deste Anfiteatro, e versículo 218) tri-um, Micro-Cósmico, renovado.

    Porque o Jejum domina a carne, engendra a humildade, põe em fuga a temeridade, acende a luz da castidade, afia o Intelecto, eleva o Espírito, administra os conselhos salubres, afasta as doenças e obtém (pela graça) a graça Divina.
  • A Justiça - Aquela que contém nela todas as virtudes.
  • Junto das quais nada é mais útil, etc. - Porque vivendo assim, nós somos constituídos amigos de Deus; de outra forma, não; porque a Sabedoria não entrará na alma malévola (versículo 218).

    Porque Deus não ama ninguém senão aquele que habita com a Sabedoria (versículo 300).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 1 de Novembro