Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 2 de Novembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
306. Se alguém deseja → a multiplicidade da Ciência, ela sabe o passado e estima o futuro; → ela conhece os ardis dos discursos e → as dissoluções dos argumentos; ela sabe → os sinais e os monstros antes que eles apareçam e → o que deve acontecer nos tempos e nos séculos. Sb 8, 8. 306. Mais, se alguém deseja usar muitas coisas, ela sabe aquilo que é antigo e conjetura coisas que estão para vir; ela compreende os ardis dos discursos e as explicações dos enigmas; ela prognostica os sinais e os prodígios, e as coisas essenciais das estações e dos tempos.


  • A multiplicidade da Ciência , etc. - Porque se alguém deseja as Ciências escondidas, as Artes secretas e a Experiência das coisas numerosas, Ela sabe as coisas passadas, presentes e futuras; mas não só isso, Ela própria quer saber estas coisas, mas ainda ela pode virtuosamente, quer livremente e rejubila amigavelmente de as revelar Teosoficamente por intermédio dos seus servidores mais fiéis e das suas virgens quase cubiculares (versículos 74 e 270) quer dizer as Ciências e as Artes excelentes mais secretas, segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro, ao seu verdadeiro estudioso, quer dizer o seu fiel amado, de as comunicar, as dar e de inspirar os seus trabalhos com um feliz sucesso.
  • Ela conhece os ardis dos discursos - As Subtilezas dos discursos e as soluções dos enigmas, que são as frases obscuras e implícitas tais como propôs Salomão, a Rainha dos países do Sul ou de Sabá (3Rs 10, 1 e 2Cr 9, 1). Idem para as Parábolas, Alegorias, Metáforas e outras figuras (versículo 5).
  • As dissoluções dos argumentos - Porque ela é a verdade, que se harmoniza com a Experiência, que refuta todo o silogismo sofístico.
  • Os sinais e os monstros, etc. - Não somente Ela os conhece; mas (como eu já disse) ela revela-os aos seres humanos.

    Como? Pela anunciação das suas virgens cubiculares e que são (eu declaro a verdade) às vezes familiares para mim; Cristãmente para o cristão.
  • O que deve acontecer nos tempos e nos séculos - É por isso que ela pode constituir e constitui os Profetas (versículo 305).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 2 de Novembro