Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 12 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
285. Compreender-se-á a criança → pelas suas inclinações, tão puras e retas são as suas obras. Pr 20, 11. 285. E a criança será conhecida pelas suas obras, tão pura e reta é a sua obra.


  • Pelas suas inclinações - Pelas suas ações, enquanto assinaturas e carateres naturais.

    NOTA: As pessoas grandes e ilustres são suscitadas de três modos:

    1. Um fogo de uma natureza extraordinária é divinamente excitado neles e pelo qual eles são levados a realizar coisas gloriosas e que os designa e os faz brilhar desde a sua primeira juventude, como se vê no Patriarca José, em David, Salomão, Daniel, Josias, etc. Estes são escolhidos dentro do útero materno para serem os instrumentos da Divina providência e os órgãos das obras de Deus.

    2. A influência natural dos astros e os frutos dos astros, sempre que eles chegam à maturidade, devem apresentar ao mundo algum benefício natural, e o produto dos seus tesouros (porque toda a Sabedoria natural está nos astros); eles designam portanto, desde este princípio da sua concepção uma naturalidade qualquer de onde eles formam pessoas ilustres em diversas artes, segundo as diversas faculdades e as diversas funções nas quais eles se ocupam.

    É o que canta o Poeta:

    O génio celeste surge, mais rápido do que os seus anos,
    E suporta com dor a fuga do tempo.

    3. O Céu é às vezes interno dentro do Ser Humano, que é então iluminado pelo Espírito Santo ou por dons singulares do Espírito Santo, adquiridos pela Fé e pela Oração. Aqui está escondido o Espírito cabalístico e a escola da subtil filosofia Teofrástica.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 12 de Outubro