Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
286. Quem caminha fraudulentamente revela os arcanos; → mas quem é fiel oculta a coisa confiada pelo seu amigo. Pr 11, 13. 286. Quem caminha fraudulentamente revela o segredo, mas o fiel de espírito oculta a coisa.


  • Mas quem é fiel - Pela fé, a oração e a taciturnidade são adquiridos muitos dos mistérios celestes e dos arcanos naturais.

    É por isso que Isaías canta (Is 24, 16): O meu segredo é para mim, o meu secredo é para mim.

    E David (Sl 51, 8): as coisas incertas e ocultas da Sabedoria foram-me manifestas a mim.

    É por isso que o Apóstolo S. Paulo diz ainda (Cl 2, 3): Em Cristo Jesus, todos os tesouros da Sabedoria estão escondidos.

    Peçam portanto, procurem, batam.

    São as palavras arrêta, mistérios inefáveis, do paraíso e do terceiro Céu das quais fala o Apóstolo (2Cor 12, 4).

    É uma excelente virtude o guardar o silêncio,
    Pelo contrário uma grave falta o falar daquilo que se deve calar.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 13 de Outubro