Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 6 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
279. Quem rejeita → a Disciplina despreza a sua alma; mas quem aquiesce às imprecações → é possuidor do coração. Pr 15, 32. 279. Quem negligencia a Disciplina despreza a sua alma; mas quem escuta a increpação possui o coração.


  • A Disciplina - Assim como aquele que negligencia a medicina, odeia e despreza a saúde do corpo, e é inimigo desta vida corporal; do mesmo modo aquele que negligencia a disciplina, que é a medicina da alma, é inimigo e homicida da sua alma.

    E assim como aqueles que temem o Senhor e que declinam do mal, terão a saúde para o umbigo e a irrigação dos ossos, Pr 3, 8; pelo contrário, para aqueles que desprezam a Disciplina e o Temor do Senhor virão a inveteração, o langor e o verme roedor da consciência, Sl 32, 3.
  • É possuidor do coração - Quer dizer é o dominador das suas afeições, cólera, ódio, alegria, tristeza, temor, voluptuosidade; e se alguém aprende a reger e moderar retamente as suas afeições, seguramente esse agirá prudentemente em todas as coisas e com a possessão e a moderação do seu coração, ele possuirá a glória e a honra.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 6 de Outubro