Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 19 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
200. → Melhor é o pobre, mercador na sua simplicidade, → que o rico na sua via depravada. Pr 28, 6. 200. Mais nobre é o pobre que caminha na sua perfeição, que o próprio rico, pelas suas vias perversas.


  • Melhor é o pobre, etc. - O pobre adere só a Deus e à Sabedoria pela fé simples, e caminha sapientissimamente na sua simplicidade porque ele agrada a Deus; ora agradar a Deus é a maior felicidade e a verdadeira riqueza.

    Estar satisfeito com o seu destino, conservar o seu espírito estrangeiro à avareza, ao orgulho, às vãs honras, às voluptuosidades; caminhar na simplicidade e na integridade, é uma grande parte da Sabedoria.
  • Que o rico, etc. - O mundo imundo é avaro dos Liames terrestres que são a fonte de todos os males, os corruptores das almas, os aguilhões da arrogância e a vã glória, os travesseiros das voluptuosidades, e por fim, em vez da recompensa, precipitam na morte eterna todos aqueles que a eles aderem.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 19 de Julho