Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 20 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
201. De que serve → ao louco ter riquezas → se ele não pode comprar a Sabedoria? Pr 17, 16. 201. O que pode ser o objeto precioso na mão do louco para que ele compre a Sabedoria se ele não tem coração.


  • Ao louco, etc. - O Sábio chama louco, nesta passagem, não apenas àquele que é desprovido de qualquer temor de Deus, como no versículo 205, mas também ao soberbo, ao arrogante, àquele que se entrega sem motivo à cólera, ao obstinado cabeçudo na sua quimera, e ao quezilento injusto; qualquer que seja a grandeza das suas riquezas, não passa de um louco quando se orgulha de ser tão rico diante dos seus semelhantes.

    S. Paulo disse-nos (Gl 6, 3): «Se uma pessoa considera que é alguma coisa apesar de não ser nada, ela abusa-se».

    «Aqueles, a quem a vã glória tormenta, são loucos», disse Catão.

    Para além disso, aquele que pensa em fazer o mal é chamado louco (Pr 24, 8).

    De modo que são verdadeiramente loucos diante de Deus, os escarnecedores ímpios no coração dos quais não se encontra nem Deus ele próprio, nem os mistérios da Lei Divina ou do Verbo de Deus (escrito ou incarnado), nem os segredos da Natureza.

    Estes, tão eminentes e nobres quanto pareçam aos olhos do mundo imundo, não se poderão sustentar no dia do julgamento, mas (porque são loucos) serão entregues à ignomínia eterna. Ver o versículo 205.
  • Se ele não pode comprar a Sabedoria - A Sabedoria não se vende ao preço do dinheiro; e também não se transmite hereditariamente às crianças; é importante, com abundantes orações endereçadas com todo o nosso coração a Iahweh, de a pedir e de a obter da Benignidade do Benigno (afim de que ele a envie para nós Benignamente).

    Sumário: É preciso Orar, em Espírito e em Verdade por Ela, e Laborar sabiamente pelos seus Tesouros os quais serão felizmente a consequência.

    Ele deve portanto sabiamente entrar no Oratório e no Laboratório de acordo com as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro. Ver o versículo 87.

    Nota: O louco, nesta passagem, pode ser entendido como sendo aquele que é profanamente douto. E as vantagens da riqueza e do talento sem o temor de Deus, formam um Erudito louco ou um louco erudito, Ein Sprachgelehrter Narr Ein narrischer Sprarchgelehrter. O louco é letrado, não douto.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 20 de Julho