Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 18 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
* → O coração depravado é abominável ao Senhor; e a sua vontade está naqueles que → caminham simplesmente. Pr 11, 20. * Os perversos de coração são abomináveis a Iahweh e a via do perfeito é o seu benefício.


  • O coração depravado - Quer dizer louco, como nos versículos 51, 201 e 205.
  • Caminham simplesmente - Imaculadamente, inocentemente, na integridade, na probidade e na incorrupção, e não viciosamente; mas que, de acordo com o bom prazer do Senhor e revestidos pela Sabedoria incarnada, imitem o Protótipo à imagem e à semelhança do qual são formados.

    É deles que fala o Salmo 147, 11: «O Benefício do Senhor está naqueles que o temem e naqueles que esperam na sua misericórdia.»

    Em todas as ações, Iahweh inspira a estes o bem querer, conhecer, ser e poder, e que não se extraviem no labirinto da dualidade.

    Caminha portanto simplesmente, tu que Oras e Lab-Oras.


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
199. → Quem tem um coração perverso não encontrará o Bem, e quem desvia a língua cairá no mal. Pr 17, 20. 199. O perverso de coração não encontrará o bem; e quem é desviado na língua cairá no mal.


  • Quem tem um coração perverso - Ao coração perverso está conjunta também a língua perversa, que descobre o tesouro do coração e lança a ela própria uma armadilha de morte.

    Porque a língua do perverso é a preparadora da sua própria ruína, e o ímpio perece assim pela sua língua.

    E é destes eruditos perversos que nasceu o provérbio: die gelehrten die verkerten (o sábio é o perverso), quer dizer que amam perdidamente esta meretriz vã e louca da qual nós falamos mais acima e que, mesmo, a adoram como a um ídolo.

    Aqueles que verdadeiramente são Simples e Retos de coração associarão como Esposa a Sabedoria Divina, Secreta, Assistente do Trono de Deus, verdadeira e fiel Doutrina dos Mistérios de Deus, da Sacro Santa Escritura, da Natureza e de Todas as Artes, e assim eles receberão os Bens e os Dons da Sabedoria Eterna. Ver os versículos 187 e 294.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 18 de Julho