Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 14 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
195. As pessoas más não pensam no julgamento; aqueles que, pelo contrário, procuram o Senhor, prestarão atenção a todas as coisas. Pr 28, 5. 195. As pessoas más → não compreendem o julgamento → aqueles que, pelo contrário, procuram Iahweh, compreendem todas as coisas.


  • Não compreendem o julgamento - Muitas coisas advêm na vida comum, que são os julgamentos do Senhor; mas os ímpios não os compreendem; eles crêem que são o objeto do caso e não reconhecem a Prudência admirável de Deus.

    Porque aqueles que possuem o Espírito da Sabedoria Divina são capaz de julgar o que conduz à salvação ou à perda das pessoas; e mais, eles julgam em todas as ações das pessoas, qual é a conclusão e o fim à qual elas tendem.

    Os numerosos julgamentos de Deus são um abismo.
  • Aqueles que procuram Iahweh - Grandes (oh! dor!) são as trevas da razão humana que, sem as Revelações Divinas, não pode perceber a razão, a causa e o fim de nenhuma obra de Deus.

    Por qual meio, e por qual via, é necessário chegar às revelações deste tipo, o nosso Sábio ensina-nos de forma excelente neste axioma precioso: Aqueles que procuram o Senhor compreendem Todas as Coisas.

    O exemplo é dado pelo Patriarca José, o Profeta Daniel e muitos outros.

    O exemplo de Jó é memorável (Jó 32, 7 e 8): Eu esperava que a idade avançada falaria, e que a multidão dos anos ensinaria a Sabedoria. Mas, como vejo, o Espírito está nos seres humanos e a inspiração do Omnipotente dá a Inteligência.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 14 de Julho