Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
194. Quem é Bom → receberá a graça do Senhor; aquele que, pelo contrário, se confia às suas cogitações é insipiente. Pr 12, 2. 194. O Bom receberá o benefício de Iahweh e Deus condenará o ser humano devido às más cogitações.


  • Receberá a graça, etc. - Visto que a graça de Deus torna os seres humanos bons, assim ela favorece aqueles que são os domicílios divinos da piedade e do temor, e orna-os com numerosos Dons da graça.

    Existem diversos graus de Dons.

    Assim como os raios solares iluminam obscuramente um vidro escuro, mas eles o trespassariam mais se ele fosse ligeiramente mais claro, e o iluminariam por fim com a maior clareza se ele fosse claríssimo e transparente; do mesmo modo, se a alma humana for purgada ligeiramente, ela é iluminada realmente pelo raio da Sabedoria eterna, mas muito obscuramente; se ela for um pouco mais purgada dos vícios, ela é mais claramente iluminada; e por último, se ela for absolutamente purgada, rejeitando absolutamente todas as coisas, ela é muito claramente iluminada pela visão íntima de Deus, como atesta o Salvador (Mt 5, 8): «Bem-aventurados aqueles que têm o coração puro, porque eles próprios verão Deus». E S. Paulo (Hb 12, 14): «Amem a Santidade, sem a qual ninguém verá Deus».

    Qual é então esta visão?

    É a cognição dos mistérios Divinos, a que o Salmista chama a Sabedoria oculta de Deus (Sl 51, 8).

    Nenhuma pessoa com más cogitações a receberá de Deus; mas ficará cheio de trevas interiores e exteriores; o que será a sua verdadeira condenação.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 13 de Julho