Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 5 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
186. → Porque na sua mão, nós e os nossos discursos, e → toda a Sabedoria e as Ciências das obras, e a Disciplina. Sb 7, 16. 186. Porque nós estamos na Sua mão, assim como os nossos discursos, com toda a prudência e a ciência das obras.


  • Porque na sua mão, etc. - É por isso que, verdadeiramente, nas aflições e tribulações que nós temos de sofrer, é preciso pedir pacientemente e sabiamente, o conselho certo de Deus, para que desça em nós.

    De onde S. Paulo (1Cor 11, 32), disse: «Quando nós somos julgados, nós somos castigados pela Senhor (não por acaso, nem temerariamente), afim de que nós não sejamos condenados neste mundo».

    E Cristo (Mt 10, 29; Lc 12, 6), ensina que nenhum pardal cai sem a vontade do Pai: e ainda muito menos os seres humanos que são formados à imagem e semelhança de Deus (o Protótipo).

    É uma grande consolação para o Cristão aflito, tentado e provado. Ver o versículo 84.
  • Toda a Sabedoria e as Obras, etc. - Toda a Prudência; teoria e prática; todas as nossas ações e os nossos labores, no Oratório e no Laboratório e mesmo em toda a nossa vida, empreendidos teosoficamente com vista à Sabedoria verdadeira e aos frutos que daí se devem recolher; e por conseguinte a Pedra dos Filósofos, o mais elevado Bem da Arte e da Natureza, é Dom de Deus Altíssimo.

    É por isso que, tu que procuras operar a conjunção do Sol com a Lua, sabe que é necessário para esta ciência que as almas sejam purificadas por Deus, visto que ela é o Dom e o segredo dos segredos de Deus e a irmã da Filosofia e dos Filósofos, porque ela tira a sua existência de Deus por inspiração.

    Aqui e assim, aprende, Alquimista, a procurar a Pedra Bendita e Católica dos Sábios; Catolicamente, Teo-Soficamente; não particularmente, Sofisticamente: no Catolicismo e não no particularismo que é um solecismo.

    Faz o mesmo julgamento sobre a verdadeira Cabala e a Magia.

    «Toda a graça excelente, e todo o dom perfeito, vem do alto e desce do Pai das luzes» (Tg 1, 17).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 5 de Julho