Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 6 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
187. → Ele próprio deu-me → estas coisas que são → a Ciência verdadeira. Sb 7, 17. 187. Deus deu-me a verdadeira cognição das coisas que estão na Natureza.


  • Ele próprio deu-me - Quem? Deus; não o diabo, não o espírito maligno, familiar, nigromântico.

    «Toda a graça excelente, e todo o dom perfeito, vem do alto e desce do Pai das luzes» (Tg 1, 17), e não do príncipe das trevas.

    Este enganador obscurece o espírito e não o ilumina; ele cega-o e não lhe deixa ver a Verdade; porque ele é o pai da mentira e o espírito da divisão e não da União. Ver os versículos 167 e 185.
  • Estas coisas que são - Que existem, que são e subsistem realmente, quer dizer das coisas Divinas e Humanas: da Obra de Merkabah e Bereishit, ou Mekubalim como lhe chamam os Hebreus, quer dizer que receberam de Deus.
  • A Ciência verdadeira - Não a opinião, mas a Ciência, em todos os pontos afastada da mentira e do erro.

    Porque ela trata de todas as coisas (como declaram os homens doutos) que estão estabelecidas sob o Céu e não humanamente (versículo 142) enquanto que aquilo a que nós chamamos realmente ciência é apenas uma opinião.

    É por isso que devemos procurar só junto de Deus (pela Lei e pela Doutrina deste Anfiteatro) e só dele ela deve ser esperada.

    Muitos opinam, mas poucos sabem. Aquele que opina não sabe.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 6 de Julho