Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 4 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
185. → Deus concedeu-me → de dizer à minha vontade, e → de presumir coisas dignas daquilo que me foi dado, porque → a sua Ipseidade é a guia da Sabedoria, e a corretora dos Sábios. Sb 7, 15. 185. Deus concedeu-me falar à minha vontade e pensar segundo a dignidade das coisas que me foram dadas; porque a sua Ipseidade é a guia da Sabedoria e a moderadora dos Sábios.


  • Deus concedeu-me - e não o Diabo.

    É um Dom de Deus, versículo 187.

    Deus dá igualmente hoje como deu há mil anos, a mim, a ti, aos outros; desde que nós estejamos atentos, que nós não o impeçamos por nós próprios e que nós não faltemos a nós próprios.

    Deus está sempre mais pronto a dar a Sabedoria do que nós a recebê-la.
  • De dizer à minha vontade - Quer dizer segundo a conveniência e a faculdade da oração pela qual, aquilo que é concebido e pensado pela alma, se exprime facilmente.

    Esta força da Oração é chamada Fecunda ou Eloquência.
  • De presumir - De pensar dignamente sobre tudo aquilo que é dado por Deus.

    Porque é um Dom singular de Deus, entender, ver e observar aquilo que Deus sugere sabiamente ao amador da Sabedoria e responde ao seu fiel e estudioso amado.

    Deus fala a muitos que contudo não compreendem e não observam quando ele lhes fala ou lhes responde; e mesmo (oh! desgraça!) depois de terem sido retomados dos preceitos perversos, eles são seduzidos pela malícia ela própria, e negligenciam, e desprezam observar e compreender Teo-Soficamente.

    Deus, em todos os locais e em todos os tempos nos arenga, no Céu, no Ar, na Terra; e mesmo em nós próprios ele colocou como um sinal preciso para nos fazer recordar.

    E muito poucos (o que é deplorável) entendem a voz de Deus falando Catolicamente.

    A multidão não podia entender os discursos de Deus; é por isso que eles clamavam a Moisés (Ex 20, 19): «Fala-nos tu próprio afim de que nós entendamos; mas que o Senhor não nos fale, porque talvez nós morrêssemos.»

    Vê-se portanto aqui que todas as coisas estão cheias de loucos. Ver os versículos 35, 37, 190 e 197.

    Seguidamente: Não é apenas necessário pensar, mas é necessário também falar; porque há alguns que sentem corretamente, mas contudo não sabem habilmente nem distintamente expor aquilo que sentiram.

    É por isso que nós vemos aqueles que, por eles próprios são bons, perderem todas as ocasiões de fazer o bem quando não sabem abordar o assunto.
  • A sua Ipseidade é a guia da Sabedoria - O Senhor, Ele, a Ipseidade, HV (versículo 156) que concede aos seres humanos a Sabedoria, a Eloquência, a moderação do discurso é o diretor, o governador dos Sábios, o princípio e o fim (prora et puppis).

    Porque ele subjuga incessantemente todas as coisas, pelo que nós próprios estamos na sua mão, quer nós quer os nossos discursos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 4 de Julho