Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 27 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
178. Como as divisões das águas, → igualmente está o coração do Rei na mão do Senhor; ele incliná-lo-á para o lado que quiser. Pr 21, 1. 178. Como os ribeiros das águas, está o coração do Rei na mão de Iahweh; ele inclina-o para onde quer.


  • Igualmente está o coração do Rei, etc. - A experiência diária atesta que Deus, de acordo com o seu bom prazer, retarda e aniquila as cogitações, as ações e os labores dos seres humanos.

    Isto é portanto verdadeiro:

    O poder Divino joga entre as coisas humanas.


    Iahweh espalha tanto a benção como a maldição, sobre a obra como sobre o ser humano, a quem e quando ele quer.

    Ele Próprio constitui os Reis, e os depõe, os exalta, os humilha, os edifica, os destrói, os abençoa, os amaldiçoa; Todos estão na sua mão omnipotente.

    Se portanto tu desejas que aquilo que tu realizas junto da pessoa dos Príncipes corra segundo a tua utilidade, e a do próximo, assim como a honra de Deus, Ora portanto e Labora Teosoficamente, afim de que tu estejas no Amor de Deus (Ó Esta Arte do Amor Divino que ensina este Anfiteatro) e amigo de Deus; então tu será bem-vindo junto do Príncipe (se aquilo que tu procuras agrada a Deus) que se mostrará clemente, gracioso e benigno.

    Porque tudo aquilo que Deus quer, ele o impõe a eles pela força.

    Deve-se sempre acrescentar: «Que seja feita a tua vontade, Ó Senhor!»

    É preciso observar a história de Alexandre o Grande que, tendo atacado a cidade de Tiro devido à recusa do imposto, marchava com o seu exército sobre Jerusalém quando o grande Pontífice Jedoa consegui flectir a sua alma marchando para a sua frente vestido com os seus fatos sacerdotais.

    Lê-se a mesma coisa sobre Átila quando este atacou Roma.

    Aasvero foi fletido por Ester afim de que ele não fizesse num só dia exterminar todos os Judeus.

    Vê portanto, aprende, julga se o Sábio, sendo dado que ele domina os astros, não pode também dominar as almas e os espíritos dos seres humanos?

    Deus, na sua cólera é fletido pela voz que lhe pede; porque não os seres humanos?

    Mas como, com que arte, com que indústria, com que Raio? Pelos da Sabedoria Divina.

    Não sejas tão simples na tua alma que acredites que é sem arte nem sem assistência singular da Sabedoria Divina que Labão, no seu sono pôde ouvir esta voz: «Toma cuidado de não dizeres nada a Jacob que não seja humano».

    Foi por acaso que Alexandre o Grande viu em sonho o grande Pontífice marchar para a sua frente vestido com os seus fatos sacerdotais?

    Abre os ouvidos e procura esta Sabedoria.

    Porque se os Cristãos recebem de Deus um poder acima de toda a força do nosso inimigo mais obstinado, o diabo, porque não também sobre as almas dos seres humanos que são governadas pelo diabo?

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 27 de Junho