Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 28 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
179. → Todas as vias do ser humano lhe parecem direitas; mas o Senhor pesa os corações. Pr 21, 2. 179. Todas as vias são direita aos seus olhos; porque Iahweh pondera os corações.


  • Todas as vias do ser humano, etc. - Tão profundas trevas ocupam as almas dos seres humanos que eles não podem, por causa delas, examinar e considerar as íntimas profundidades dos seus corações.

    Qualquer que seja a intenção pela qual um ser humano prossegue as suas ações e os seus conselhos, só Deus, ponderador dos espíritos, a conhece, apesar dela estar escondida aos olhos das pessoas.

    Porque Ele Próprio é o Senhor que perscruta os corações de todas as pessoas, e conhece todas as cogitações dos espíritos (1Cr 28, 9 e Sl 7, 10).

    Kardiognôstês, o único que conhece os corações de todas as pessoas (Ac 1, 24).

    Um grande número de ações humanas são dissimuladas sob um disfarce tão subtil que fazem crer que são perfeitamente retas e emanam da fonte da retidão e da justiça, do amor e da caridade; e cujo fim, no entanto, não é mais que o amor próprio, a honra e a vantagem pessoal.

    Mas a Luz da Sabedoria verdadeira dispersa todas essas nuvens diabólicas; e a balança da Justiça Divina prova-as, manifesta-as e trá-las à Luz diante da face de Deus.

    Porque as nossas ações, quando submetidas à luz da razão humana, parecem boas, legítimas e justas; mas quando são aproximadas da Luz da Sabedoria Divina ficam muito ineptas, muito falsas e muito injustas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 28 de Junho