Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 26 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
177. → Muitos procuram a face do Príncipe, mas o julgamento para cada um vem do Senhor. Pr 29, 26. 177. Muitos procuram a face do Dominador; mas o julgamento de cada um sai de Iahweh.


  • Muitos procuram a face do Príncipe - Quer dizer ambicionam ter a familiaridade e a graça do Príncipe.

    Escuta portanto o conselho do Profeta Real e Aulico: «Guardem-se de confiarem nos Príncipes e nos filhos dos seres humanos, nos quais não está a salvação» (Sl 146, 3; vulg. 145).

    E: «É bom que se confiem ao Senhor em vez de se confiarem aos seres humanos; é bom ter esperança no Senhor, em vez de esperar nos Príncipes» (Sl 118, 8 e 9; vulg. 117).

    Porque a vontade humana é susceptível de mutação; enquanto que a vontade de Deus é verdadeiramente firme, constante e perpétua.

    Isaías 54, 10: «Porque as montanhas serão abaladas e as colinas tremerão; mas a misericórdia não se retirará de ti, e a aliança da minha paz não será abalada, disse o Senhor que te faz misericórdia.»

    O Senhor é o Deus que deu a Daniel a graça e a misericórdia na presença do Príncipe dos Eunucos; e ele pode, se quiser, dar-tas a ti. Porque:

    É mais seguro, e vale mais, confiar em Deus apenas
    Que acreditar em mil dos melhores entre os seres humanos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 26 de Junho