Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 16 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
167. → O Senhor dá a Sabedoria, e da sua boca a Prudência e a Ciência. Pr 2, 6. 167. Iahweh dá a Sabedoria; da sua boca sai o conhecimento e a Inteligência.


  • O Senhor dá, etc. - Como diz S. Tiago na sua carta (Tg 1, 5): «Se qualquer um dos vossos tem falta de Sabedoria, que ele a peça a Deus que dá a todos com afluência e sem repreender, e ela ser-lhe-á dada. Mas que ele a peça com fé e sem hesitar. Porque aquele que hesita é semelhante ao fluxo do mar que se move pelo vento e vai para aqui e para acolá.»

    Que esta pessoa não creia portanto (quer seja elevado ou ínfimo, nobre ou plebeu, Grosz oder klein Hansz), que receberá a mais pequena coisa (qual quer que ela esteja) do Senhor.

    A pessoa cuja alma é dupla, é inconstante em todas as vias. Ver os versículos 216 e 251.

    Se portanto, o que é verdadeiro, Iahweh dá a Sabedoria, é em vão que nós nos apoiamos apenas sobre a nossa prudência, e que nós lhe adicionaremos (algo), laborando, por qualquer arte humana.

    O Livro, sem a chave do Espírito Santo, não revela nada.

    É portanto com razão que Júlio César Scaliger (Exercit. 359, 1) disse: «A nossa peregrinação no estudo das letras, sem a luz divina, não é mais que um miserável errar».

    Ela deve ser procurada junto de Iahweh, Teosoficamente, quer dizer Cristiano-Cabalisticamente, Divino-Magicamente et Físico-Quimicamente, no Oratório e no Laboratório, Micro e Macro-Cosmicamente; deve ser obtida do Senhor que a inspira e a dá com abundância.

    Ela é um dom de Deus.

    É por isso que o muito Douto Johann Reuchlin "Capnion" (cuja memória seja eterna por causa da sua divina habilidade no estudo da Cabala), no livro De Verbo Mirifico 1, 7, define muito bem a Filosofia (que se nomeia assim devido ao amor pela Sabedoria) como sendo um Sopro (spiraculum) de Deus e uma Ilustração Divina.

    Portanto, visto que a verdadeira Sabedoria é um sopro de Deus e uma Ilustração Divina, a sabedoria do mundo imundo (realmente louca e insensata) é um sopro do diabo (que, segundo o testemunho do Apóstolo é o príncipe deste mundo, a exemplo do qual toda a terra está ordenada) e uma cegueira do espírito.

    É por isso que ela é loucura aos olhos de Deus e aos olhos das pessoas ilustradas pelo Espírito de Deus.

    O rio da Sabedoria verdadeira deve ser derivado do oceano da Sabedoria por intermédio dos sifões do seu Livro Ter-tri-um e Católico e sob a direção da graça divina, levado ao Paraíso da nossa alma; mas a água enlameada dos pântanos do príncipe deste mundo imundo não deve ser extraída das suas fétidas lagoas para ser conduzida pelos canais dos sofismas e dos erros.

    O primeiro dá a Ciência verdadeira e salutar das coisas Divinas e humanas; o segundo dá a viciosa, turgescente, falsa, sofística, estéril e imunda sabedoria mundana. Ver o versículo 187.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 16 de Junho