Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 14 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
165. (Por conseguinte) meu filho, come → o Mel porque ele é bom, e o favo de mel, muito doce para a tua garganta. Pr 24, 13. 165. Come, meu filho, o mel porque é bom, e o favo de mel que é doce ao teu paladar.


  • O Mel - Ateneu conta que Demócrito estando doente, viveu durante alguns dias, apenas com mel; e quando este veio a faltar, este filósofo morreu.

    Segundo Diógenes Laércio, foi pelo odor do pão quente, estando próximo da morte, que prolongou a sua vida durante três dias.

    A muito suave Doutrina da Sabedoria Eterna (que é o pão da vida, Jo 6, 35) comido pela boca do coração purificado e mundificado, não somente te revivificará, tu que estás letalmente deitado pela morte dos pecados, mas ainda te preservará da morte eterna.

    Da mesma forma que as abelhas confeccionam o sua mel a partir do orvalho e das flores, da mesma forma o mel da Sabedoria Divina é formado a partir do Orvalho Celeste, Espiritual, Divino, quer dizer do Espírito Santo, e da flor da tua Alma, quer dizer: Fé, Amor, Esperança e Invocação, e cuja mínima parcela recebida pela alma devota e fiel ultrapassa a doçura, a deleitação e a voluptuosidade do mundo inteiro.

    Tal como diz o Salmista: «As tuas palavras são para mim mais suaves que o mel e o favo do mel» Sl 19, 11 (vulg. 18), e Sl 119, 103 (vulg. 118): «A Tua doçura, ó Senhor, torna-me doces todas as coisas amargas deste mundo

    Come portanto o Mel da Pedra, o Cristo, porque, pelo seu Bálsamo muito salutar, tu serás liberto no Corpo, no Espírito e na Alma, da corrupção aniquiladora (Dt 32, 13) enquanto que se ele te falta, tu serás conduzido à morte.

    É neste mel muito suave que se encontra o Sal da Sabedoria, assim nomeado sabiamente pelos sábios.

    É digno de nota, certo, que este ensino da Divina Benignidade, esta frase tenha ficado como testemunho até aos nossos dias, mesmo entre os filósofos profanos, enquanto que estes homens miseráveis não compreendiam (pela vontade de Deus) aquilo que diziam.

    Há uma força secreta nesta locução. Aprende-a, meu filho.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 14 de Junho