Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
164. Quem subiu ao Céu e desceu? Quem conteve o Espírito nas suas mãos? Quem reteve as Águas como numa roupa? Quem suscitou todos os limites da Terra? → Qual Nome é o Seu, e qual é o Nome do Seu Filho, sabes? Pr 30, 4. 164. Quem subiu ao Céu e desceu? Quem reuniu os ventos com os seus punhos? Quem congregou as Águas nas suas roupas? Quem estabilizou todos os limites da Terra? Qual nome é o seu, e qual é o Nome do Seu Filho, sabes?


  • Que Nome é, etc. - O Sábio vaticina aqui a Sabedoria incarnada e o Nome inefável e admirável de Iahweh.

    O Salmista ensina-nos como devemos servir-nos sabiamente dos Nomes de Deus no Oratório: «O Senhor é a minha força, o meu refúgio, a minha fortaleza, o meu libertador: o meu Deus é o meu rochedo, o meu protetor, o meu corno de salvação, o meu refúgio.» Salmo 18, 2 e 3 (vulg. 17).

    E Moisés: «Senhor nosso Deus, Bendito, Misericordioso, Clemente, Longânime, pleno de Misericórdia e de Bondade» (Ex 34, 6).

    O nome de Jesus é o nome acima de todos os nomes, diante do qual todos os joelhos, daqueles que estão no céu, sobre a terra, e debaixo da terra, se fletem.

    Este Nome é a causa que realiza todos os milagres divinos, se a Alma se preparou ritualmente, Teo-soficamente e Misticamente pela fé e pela invocação.

    Àquele, que por esta fé, se conjugou, copulou, e está verdadeiramente Unido com o Nome de Jesus, cedem todas as virtudes dos céus, todas as forças terrestres, todas as forças diabólicas, todas as coisas que, provindo do reino do pecado e do diabo, infestam os corpos e as almas dos seres humanos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 13 de Junho