Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 8 de Junho



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
159. → O Temor do Senhor odeia o mal, a arrogância e a soberba; eu detesto, quer a via depravada, quer a boca bilíngue. Pr 8, 13. 159. O Temor de Iahweh é ter ódio ao mal, à soberba e à arrogância, e eu odeio a via má, e a boca que diz perversidades.


  • O Temor do Senhor odeia o mal, etc. - Porquê? Porque o Senhor que ela teme (como se deve temer o Senhor) é Bom; ela odeia a arrogância e a soberba porque ela teme o Altíssimo, o Eterno, o Terrível, o Forte; ela odeia a via depravada porque ela teme aquele que escrutina todas as coisas, o Deus Ciumento, o Justo; ela detesta a boca bilíngue porque ela teme o Melhor, único Sábio, muito Verdadeiro; e assim o Temor de Iahweh é o Início da Sabedoria, que é desfrutar da Benignidade imensa de Iahweh, Tolerante e Misericordioso. Ver a figura segunda deste Anfiteatro.

    Esta é a nossa reforma a exemplo do Arquétipo, à imagem e semelhança do qual (Gn 2) nós somos formados.

    Feliz o ser humano que teme o Senhor. Porque para esse, nada será impossível, porque o Senhor faz a vontade daqueles que o temem (Sl 145, 19).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 8 de Junho