Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 7 de Junho



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
158. Eu (המכה Hhochmah) a Sabedoria, eu habito no Conselho, e → eu estou presente entre as cogitações eruditas. Pr 8, 12. 158. Eu (המכה Chochmah) a Sabedoria, eu habito na astúcia, e eu encontro-me na ciência das cogitações.


  • Eu estou presente entre as cogitações eruditas - Não nas cogitações ou nos discursos grosseiros, obscenos, ímpios, blasfematórios, vergonhosos, pronunciados pelo louco ou pelo insensato, o que não é digno dela (Ef 4); nem nas palavras das maldições, raivosamente e escabiosamente pronunciadas contra o próximo pelas pessoas furiosas.

    Que aquele que procura a Sabedoria verdadeira fuja disso tudo e se mantenha completamente afastado.

    Tais pessoas, diz o douto Erasmo, num piedoso movimento de alma, levam um cadáver putrificado no sepulcro do seu coração, e exalam um fedor que corrompe e envenena o próximo.

    Eles não exalam nada do bálsamo da Sofia Celeste.

    Os corpos das pessoas devotas são os templos benevolentes e perfeitamente instruídos do Espírito Santo da Sabedoria; os corpos dos ímpios são sepulcros de cadáveres.

    Porque tanto um corpo destituído da sua alma morreu, quanto morreu uma alma abandonada por Deus, e que se manifesta igualmente, fi, por inúmeros odores.

    Não há cadáver corporal, que ofenda tanto as narinas das pessoas, quanto a fetidez da alma no seu sepulcro ofende as narinas Divinas de todos os seres Celestes, quer dizer: dos Espíritos bons.

    Deus falará a língua, e as vivas palavras de Deus, porque assim ele mantém a vida.

    Aplica-te Teosoficamente, pelas forças Divinamente concedidas a ti, a reduzir o Ternário, pela rejeição do Binário, à simplicidade da Mónada, através do Quaternário, como ensina a segunda figura deste Anfiteatro, em nome da Sabedoria manifestada na carne, quer dizer: Jesus Cristo crucificado; e, visto que o teu Corpo, o teu Espírito e a tua Alma (quer dizer: tu todo inteiro) serão reunidos em nome de Jesus, a meditar então na Sabedoria, pelo jejum Cristão no Oratório; exercita-te religiosamente pelo solilóquio, no espírito e na verdade; e verdadeiramente, Hhochma-El (que é em hebreu o nome da Sabedoria de Deus) estará presente em todas as cogitações, orações, solilóquios, meditações; e criará e conservará em ti um coração puro; ela inovará o Espírito justo nas tuas vísceras; ela far-te-á conhecer Santas, sapientes e artificiosas cogitações; ela te preencherá com o espírito de Prudência (Ex 28, 3).

    Theopneustikôs, quer dizer: inspirando-te Divinamente, e te instituirá e te conduzirá na verdade da Agnição, da Cognição, da Cognação, da União e da Fruição (como indica o título desta obra) de Iahweh, da Criatura, da Natureza e também de Ti próprio; e tu será mais precioso aos olhos de Deus que a mão é preciosa aos olhos de cada pessoa; importa que eu seja para com Deus o que Deus me manda ser.

    Sumário: Crê, Vive, Ora e Labora Teosoficamente, e tu provarás, assim como os outros, que o que eu te disse é o mais certo.

    Que aquele cuja fé hesita não creia que não obterá nada de Deus, atesta S. Tiago na sua Epístola Canónica, cap. 1, vers. 6 e 7.

    Assim como, contra os que negam os Princípios, não se deve disputar nada, senão dos Princípios; igualmente com aquele que tem falta de Fé, não se deve incumbir nada para Orar e Laborar, mas antes de se aplicar à verdadeira Fé; afim de que assim a Fé (que é um Dom de Deus) lhe seja Divinamente inspirada, e que ela nasça nele, aumente e se conserve.

    Agindo assim, Todas as Coisas necessárias e úteis para ti próprio, tu as obterás Teosoficamente de Deus, e elas te ocorrerão com prosperidade em Orando e Laborando.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 7 de Junho