Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 17 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
137. → É um Vapor → da virtude de Deus, e → a Emanação → da Claridade sincera do Omnipotente, e é por isso que não se encontra → nenhuma mancha nela. Sb 7, 25. 137. Porque é um vapor da virtude de Deus, e o defluxo sincero da glória do Omnipotente, e por isso nada de poluído cai nela


  • Um vapor - Um Espírito, Ruach, como lhe chamam os Hebreus.
  • A virtude de Deus - A Essência Divina, Toda em Todos. Versículo 303.

    Ensoph! Ensoph! que profundidade! que profundidade! a minha boca fica muda.

    Eu não repetirei isto: (A Essência Divina) Confere tipicamente a pedra dos Filósofos, qual (pedra), de que qualidade (seja a pedra), e tão grande quanto seja (a pedra), com esta Sabedoria encarnada.

    E também, tu conhecerás a harmonia admirável entre o Conservador do Mundo maior, e o Salvador do Mundo menor, que é um mistério (Do Vapor Da Virtude De Deus Emanando No Universo) admirável, sobre o qual convém guardar silêncio, em vez de lançar pérolas ao mundo imundo para que elas sejam espezinhadas com os pés.

    Eles (os dois) são também nomeados o Um e o Outro, por excelência.

    Porque, como também sabemos por S. Paulo (Cl 1, 20), Deus reconcilia todas as coisas pelo Filho (theanthrôpon) e pacifica pelo sangue da cruz (porque a figura primeira deste Anfiteatro é a Cruz Santa, ou seja Cristo ele próprio crucificado, que vence Cruciformemente o reino do diabo, sinal misterioso dos antigos Magos, pelo qual nós próprios podemos vencer Teo-Soficamente) tudo o que está sobre as Terras e no Céu.

    E também sabemos pela carta aos Efésios (Ef 1, 10): Cristo instauraria todas as coisas que estão no Céu e sobre a Terra, quer dizer, não apenas os Anjos, o Sol, a Lua, as Estrelas, o ar; mas também os animais terrestres, as árvores, as ervas, a própria Terra, o mar, os rios, as fontes e os seres que vivem na água; porque a Terra foi amaldiçoada por causa do ser humano (Gn 3, 17).

    Porque, é devido a essa maldição da Terra que a Criatura geme pela liberação, e gera neste mundo.

    Assim como nós próprios, S. Paulo (Rm 8, 21) clama com a sua voz: Libertem-se do mal: (Sangue de Cristo, realmente, e não sem mistério, vertido abundantemente sobre a terra) assim como é constante na experiência, para que o Filho do Mundo Maior, Católico (theokosmon) aumente as suas forças, e consiga trabalhar dentro do género humano.

    Queira Deus que certos Teólogos que, na nossa época, disputam cada dia pouco cristãmente, estabeleçam também a sua obra em Cristo (imitando assim os mais antigos Patriarcas, Magos ou Sábios) afim de que eles aprendem a ler, a ver, a tocar; a conhecer o Mashiach (Messias) pelo tipo real, no Livro Católico da Natureza, e certamente eles conheceriam e atingiriam mais verdadeiramente (conduzidos assim pela Luz da Natureza, e pela mão do Espírito Santo) a Doutrina de Deus, pela Pessoa de Cristo, pelo dever, e por todos os artigos da Religião Cristã, em vez de pela disputa verbal.

    Porque o Livro da Natureza explica o livro da Sacro Santa Escrita, e vice-versa.

    Aprendam portanto a conhecer o Sal da Sabedoria Muito Antiga, o Vitríolo Católico da Natureza, que se encontra catolicamente unicamente na Mina da Sabedoria; e vocês conhecerão Teo-Soficamente Tudo em Todas as Coisas.

    E embora, segundo a opinião do mundo, não haja nada de mais ignominioso que ela, de mais desprezado, de menos honrado que esta Mina; contudo, apesar de ser ela que o mundo condena iniquamente, pelo contrário o Teo-Sofo glorifica-a dignamente. Ver versículos 158, 162, 187, e todo este Anfiteatro, passim.

    Dá-ma a mim, ó Iahweh, no interior para que eu tenha temor, e no exterior para que eu não receie os trovões dos Teo-Sofistas, Amém. Sabe que eu tenho sede da verdade.
  • A Emanação - Os Cabalistas contam Dez Emanações de Deus saindo das Fontes sagradas, e a que eles chamam Sephiroth ou (como muitos Hebreus pronunciam nos nossos dias) Shirus, quer dizer Numerações ou Emanações, entre as quais em segundo lugar está colocada a Sabedoria.

    Consultar, sobre estas, a primeira parte deste Anfiteatro, e aqui e ali os escritos dos Cabalistas. Ver versículo 174.

    Aquilo que emana de Deus é certamente Divino; ora a Sabedoria é uma Emanação de Deus; portanto ela é Divina e consequentemente Eterna.

    As Emanações de Deus são as faíscas e os raios da Divindade.

    É necessário destacar estas frases de Cristo: Eu procedi de Deus (Jo 8, 42); Tu enviaste-me, Eu saí do Pai (Jo 17, 8).

    Nesta passagem da Emanação é afirmada a definição da Filosofia verdadeira. Ver versículo 167.
  • A Claridade do Omnipotente - É aqui a Sabedoria incarnada.

    «Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste para fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.» (Jo 17, 4-5).

    E ligeiramente mais distante: Porque eu saí de ti, quer dizer, emanado.

    Ver capítulo 17, liv 2 Capnion, de Verbo Mirifico.
  • Nenhuma mancha - Aprende (afim de seres Sábio) a conferir Sabiamente os Antecedentes com os consequentes; o Prólogo com as figuras deste Anfiteatro e vice-versa; e também sobre este fundamento, tu conhecerás porque é que a Pedra dos Filósofos, Católica e Físico-Química, resiste às potências diabólicas; e opera também mirificamente inúmeras obras não menos maravilhosas. Ver a quarta figura deste Anfiteatro.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 17 de Maio