Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 16 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
136. Porque a Sabedoria é a mais móvel de todas as coisas móveis, porque ela chega a toda a parte devido à sua pureza. Sb 7, 24. 136. → Não há nenhum movimento cuja agilidade ultrapasse a Sabedoria que, devido à sua pureza, reside e passa por todas as coisas.


  • Não há nenhum movimento - A Sabedoria é mais móvel que qualquer movimento, quer dizer que pela celeridade do seu movimento vence todo o movimento e penetra em Todas as Coisas, devido à sua pureza e à sua subtileza.

    Considera isto, meu filho, como sendo aquilo que os Sábios entendiam ao filosofarem sobre o Movimento Perpétuo.

    Este Movimento (direi eu junto com Hermes, na Tábua que a Vénus dos Filósofos, pela fecundidade da sua Veracidade abençoada, instituiu e compôs para tratar acerca dele, e que foi chamada assim devido a ele, Tábua de Esmeralda) é a força, de toda a força, do forte: é por isso que ele vencerá toda a coisa subtil, e penetrará toda a coisa sólida.

    A Sabedoria move sabiamente, conserva potencialmente, anima e vivifica Todas as Coisas.

    Se tu conheces a Natureza (que todos os Antigos, e os Pais ortodoxos, afirmaram muito verdadeira, e muito devotamente, ser theou fônên, quer dizer a voz de Deus) Teosoficamente, quer abstratamente quer concretamente, quer universalmente quer particularmente, tu conheces (acredita em mim) o Movimento Perpétuo dos Sábios.

    Reenvio-te para os versículos 154 e 178. E para a figura, a definição e a exposição da Pedra dos Filósofos que é a terceira deste Anfiteatro.

    Recorda-te aqui de estudar e de pedir a Deus para que, cooperando Teosoficamente, ele te inspire e te mostre a verdade.

    Eu conheci muitos, nas cortes dos Príncipes, que procuravam mecanicamente (ah! em vão), um movimento perpétuo de madeira ou de ferro.

    Se eles tivessem estudado a Sacro Santa Escritura, a Natureza e Eles Próprios, Teosoficamente, Fisicamente, Físico-Medicamente, como na 2ª e 3ª figuras deste Anfiteatro, eles teriam encontrado realmente o Movimento não somente Perpétuo, mas também verdadeiramente Eterno, Divino e Natural, num como no outro mundo dos Sábios.

    Este movimento Católico é o único verdadeiro; o vulgar frívolo, impedido pelo espírito da sedução, não o conhecerá.

    É o cego que conduz o cego; é por isso que os seus labores serão vãos.

    É um movimento que é preciso mover, aquele que exibem os Sofistas, e não o movimento que move.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 16 de Maio