Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 12 de Abril



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
102. E ele ignorou que os gigantes estão lá e que os seus convidados estão → nas profundezas do inferno. 1
Porque quem se aproxima dela desce aos infernos, e quem se afasta dela é salvo. 2
Pr 9, 18. 102. E ele não sabe, o simples, que os mortos estão lá, e que os convidados por ela estão nas profundezas do inferno.


  • Nas profundezas do inferno - Isto é o fim da Sabedoria mundana imunda, em direção à qual se dirigem também todos aqueles que estão por ela imbuídos, insuflados e inchados.

    Aqui o esplendor deles será convertido em trevas, o luxo deles em miséria, as voluptuosidades deles em crucifixão, a alegria deles em lamentação, as honras deles em ignominia, as riquezas deles em fetidez abominável.

    Porque aquele que, nesta vida, não é o domicílio da Sabedoria Eterna, da Luz Divina e do Espírito Santo, será o habitáculo das trevas, do horror infernal dos espíritos maus; porque ele procurou a Luz dentro das Trevas e porque ele pediu a Verdade à mentira.

    Ó Eterna Verdade, conduz-nos; Eterna Via, dirige-nos; Eterna vida, vivifica-nos; Eterna Luz, ilumina-nos: Eterna salvação, salva-nos, com receio que o nosso banquete seja nas profundezas do inferno, mas que nós nos sentemos pelo contrário no mais alto dos céus, à mesa da Sabedoria Eterna, para sermos saciados na eternidade do aspecto de Deus.

Notas
  1. Exortação à Sabedoria e à observância dos preceitos. [ ]
  2. Extraído da Septuaginta. [ ]

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 12 de Abril