Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Abril



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
103. (Ó) → meu filho, guarda os meus discursos e → esconde em ti os meus preceitos.
Meu filho, honra o Senhor e tu terás a autoridade e a força, porque em seguida tu não temerás nada. 1
Pr 7, 1. 103. Ó meu filho, guarda os meus discursos e esconde perto de ti os meus preceitos.


  • Meu Filho - Que Deus te converta para o melhor, tu que, por uma arrogância ignóbil e mundana, desprezas as admoestações do Sábio assim como as minhas, paternais e fraternais.
  • Esconde em ti os meus preceitos - Numerosos e quase incalculável são os impedimentos que os espíritos malignos e impostores opõem ao génio humano, e pelos quais eles obstruem a via que leva à salutar conversão e iluminação.

    Qual é, eu peço-te, o número das seduções do Mundo?

    E o número das voluptuosidades, pelas quais, como com o engodo são retidos os corações dos mortais, como canta o Poeta: A vossa lisonja é um verdadeiro engodo.

    E do mesmo modo que aqueles que usam ópio adormecem, do mesmo modo, pelo ópio do Estige e do Inferno, as almas dos mortais caem no sono do Lete e no esquecimento profundo das coisas Celestes.

    É por isso que o Sábio avisa aqui, afim de que o filho da Teosofia esconda os seus preceitos nas partes mais secretas do seu coração, e que ele guarde memória do seu jugo fiel.

    Porque se os vivos discursos de Deus são obliterados no peito do ser humano, o Espírito de Iluminação e de Sabedoria afasta-se, e então sucede o espírito de trevas e de loucura.

Notas
  1. Extraído da Septuaginta. [ ]

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 13 de Abril