Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 6 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
65. Escutem, vocês → que contêm → as multidões e que se satisfazem no grande número das nações. Sb 6, 3. 65. Escutem, vocês os moderadores do povo, que se glorificam na multidão das nações.


  • Que contêm - Tanto no estado Eclesiástico e Escolástico, como Político.

    Vocês que gostam de ser chamados intérpretes e possuidores da Sabedoria verdadeira e dos seus Bens e Dons nas Universidades, nas Academias, etc., vocês, digo eu, que contêm, quer dizer que regem e governam as multidões da juventude, vocês (digo eu e vocês dizem também atestando as razões do vosso cargo) são também Reis, quer dizer Reitores dos povos; aprendam portanto e ensinem a Sabedoria, diz o Sábio; não nas extravagâncias fanáticas de certos Pagãos insensatos (entre os quais esse tenebroso Aristóteles que é o príncipe e o mestre) mas antes nas fontes dos livros da Sacro-Santa Escritura e da Natureza, e por Deus ele próprio, falando Teosoficamente na vossa ipseidade (propriedade) Divinamente purgada e iluminada.

    O amador da Sabedoria verdadeira provará e julgará portanto Todas as Coisas pela lei e pelo testemunho dos referidos livros; o Fogo Físico, que atesta Deus, dará Físico-Quimicamente testemunho da Verdade; a Experiência que recusa o silogismo confirmará a Verdade pelo selo da Prática.

    Que a autoridade do homem mentiroso não reine portanto nas escolas, mas a única Verdade da vontade Divina, segundo a Sacro-Santa Escritura, a Natureza e as vossas consciências retas.
  • As multidões - Não nos devemos glorificar da multidão do povo, mas da administração prudente que tem lugar com a ajuda de homens sábios que podem dobrar as almas dos homens, que os podem conciliar e que os podem conter nos seus deveres; que se podem aperceber das coisas úteis, prever as desgraças, desfazer os inimigos, pela piedade, pela virtude, a oração, a prudência.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 6 de Março