Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 18 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
49. → A Sabedoria (diz ainda o Rei muito sábio) → fala no exterior; ela faz ouvir a sua voz sobre as praças públicas. Pr 1, 20. 49. A Sabedoria (diz ainda o Rei muito sábio) clama no exterior; ela faz ouvir a sua voz sobre as praças públicas:


  • A Sabedoria - Palavra a palavra, em hebreu: As Sabedorias. Porque se lê: Hhochmoth, que é plural, porque ela é, com efeito, um Espírito múltiplo (Sb 7, 22) e polupoikilos, quer dizer multiforme (Ef 3, 10). Ver a terceira parte deste Anfiteatro, questão quarto.
  • Fala no exterior - Publicamente e na frente de todos, no Macro e no Micro-cosmo (versículo 37), para que os mortais não tenham desculpas no dia do julgamento (Rm 1, 20).

    Não apenas a Sacro Santa Escritura, mas também todas as Criaturas e todos os seres deste mundo (a erva mais ínfima ensina a presença de Deus, como canta o Poeta Cristão com justa razão), e a consciência do Homem falam-nos admiravelmente do Criador e Formador Tri-um de todas as coisas, quer dizer a própria Sabedoria, e mostram-nos Teo-Soficamente, Fisicamente, Físico-Medicamente, Físico-Quimicamente, Físico-Magicamente, Hiperfísico-Magicamente e Cabalisticamente a sua Bondade e o seu Poder infinito espalhado em todo o Universo, como de um lugar elevado acima de todas as coisas, de todos os tempos e de todos os lugares e do qual nós poderíamos ouvir, ver, observar e compreender.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 18 de Fevereiro