Da Assinatura das Coisas – 8.5. Os Planetas e as Suas Assinaturas

  1. O exterior é a assinatura do interior; é o relevo das formas do sal.
  2. Existem geralmente quatro cores: o branco, o amarelo, o vermelho e o verde. A cor dum fruto corresponde ao sabor do seu sal; se ela for branca, sutil e um pouco insípida, o sabor é suave segundo a propriedade de Vénus. Se o sabor, embora suave, for vigoroso é porque Júpiter domina; se for fraco, é a Lua que é a causa. Se a cor for dura e um pouco castanha, Marte domina; é Saturno, se a cor for castanho-esverdeada. Vénus dá o branco, Marte o vermelho e o amargo; ele clarifica a cor de Vénus. Mercúrio é multicolorido, ele dá o verde a Marte; Júpiter inclina-se para o azul, Saturno para o preto quase cinzento; o Sol para o amarelo; o Sol dá ao sal a verdadeira suavidade perfumada saída do enxofre; Saturno é áspero e acre. Assim, cada propriedade se afirma exteriormente de acordo com o seu regime interior.
  3. Podemos também, com a assinatura de cada raiz, saber para que serve; as folhas e as outras partes da Planta indicam qual é o seu planeta regente; as flores especialmente são úteis para isso; de acordo com o sabor de uma planta e da sua raiz, pode-se julgar da sua fome e do remédio salino que ela contém.
  4. O médico deve saber para cada doença do corpo em qual Sal o Mercúrio está corrompido, porque se ele prescrever ao seu paciente a planta da mesma qualidade daquela que despertou o desgosto de Mercúrio, dá-lhe um veneno pernicioso; ele deve queimar essa erva e administrar as cinzas porque o veneno do Mercúrio morre por esse fogo. Encontramos isso na magia.
  5. Todas as doenças provêm de um desgosto das formas naturais, quando os astros, os elementos ou uma das sete formas derramam no nosso corpo uma coisa totalmente contrária à sua propriedade dominante; esta concentra a sua força no seu Sal,1 e o seu Mercúrio começa a desejar uma corporalidade correspondente; se ele não a recebe das mãos do médico, ele acende-se na sua fonte venenosa, até se tornar ígneo, ele desperta o seu próprio Saturno e o seu próprio Marte que efetuam a impressão e consomem a carne e o óleo da Luz vital: então a vida extingue-se e tudo está acabado.
  6. Mas se, ao contrário, a forma de vida na qual o Mercúrio é venenosamente aceso consegue obter a propriedade que ela deseja, o Mercúrio recebe o seu alimento com alegria e cura-se. Mas o médico deve ter cuidado para que o remédio seja duma essência tão forte quanto a doença.
  7. Consideremos, por exemplo, um ser humano jupiteriano que sofre duma doença lunar; o mestre deve preparar-lhe um remédio jupiteriano adaptado à fome do seu Mercúrio; mas se a propriedade da Lua contiver muito do Sal do remédio, a doença será agravada. É assim também com as doenças que vêm do pavor do Salitre; a cura faz-se induzindo um pavor semelhante por meio duma erva na qual o Salitre tenha uma propriedade análoga à qual ele possui no corpo afetado.
  8. Sei que os sofistas poderão censurar-me aqui por colocar a virtude divina neste fruto. Mas eu pergunto-lhes: qual era o Paraíso deste mundo? era manifesto no fruto da natureza? ele estava no mundo ou fora do mundo? na virtude divina ou nos Elementos? Era patente ou latente? E ainda, qual é a maldição da terra, e qual é o exílio de Adão e de Eva? Deus não habita no Tempo, ele não é o Todo que preenche tudo? Porque está escrito: Eu sou aquele que preenche tudo? e ainda: Teu é o Reino, o Poder e a glória nos Séculos dos Séculos?
  9. Meditem, ó sofistas, e não me incomodem mais. Eu não disse que a natureza é Deus, muito menos que Ele é o fruto da terra, mas que Deus dá a toda a Vida a sua virtude, má ou boa, a cada uma segundo o seu Desejo; Ele próprio é tudo, mas não se chama o Deus das essências, mas sim o Deus da Luz; ele brilha em todas as essências, ele adequa a sua virtude a todas as obras, e cada coisa se qualifica segundo a sua ipseidade: umas tomam as trevas, as outras a luz; cada fome aspira ao seu alimento; toda a essência, má ou boa, vem de Deus, e tudo o que não saiu do seu Amor saiu da sua Cólera.

Notas

  1. Ou faculdade corporisante. [  ]
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