Da Assinatura das Coisas – 5.4. Aplicação à Transmutação dos Metais

  1. O mesmo se passa com a transmutação dos metais. O Enxofre está no Saturno como que morto, mas é uma vida vegetativa por causa do ☿ (Mercúrio) exterior.
  2. Para que o corpo metálico atinja a sua máxima perfeição, é preciso que ele morra ao condutor externo, isto é, aos elementos, e se reduza a um Enxofre semelhante àquele que ele era no Elemento único, antes de se ter entregue aos quatro Elementos.
  3. Ora, ninguém consegue reduzir o corpo metálico a uma tal pureza, exceto aquele que lhe deu os Elementos e que pode voltar a tirá-los; esse, o 🜍 (Enxofre), com o ☿ (Mercúrio) como operário, pode retirar o corpo metálico ao Saturno tenebroso, transmutá-lo e separar dele, pelo fogo, os quatro elementos, e recolocar o corpo metálico no Elemento único.1 Assim fará Deus no último dia: separando, pelo fogo, para um lado, a essência dos quatro elementos, e para outro lado, o Elemento puro, começo da corporalidade eterna, como na morte do ser humano, os quatro elementos afastam-se do elemento divino puro (que é o verdadeiro ser humano), enquanto que permanece apenas o corpo celeste.

O processo.2

  1. O corpo jaz em Saturno, vestido com uma roupa miserável; mas ele também está marcado por Mercúrio, seu Pai, e pelo ☉ (Sol), sua mãe, e manifestado pela vida de Marte. Mas a sua mãe não se dá a conhecer exteriormente, a menos que o seu operador se ponha em cólera devido à sua própria maldade.3 Quando a sua cólera se inflama, ele fica de tal forma alterado e esfomeado que, não conseguindo encontrar nenhuma satisfação em si, ataca o seu operador e o seu Criador, — como o ser humano terrestre faz com Deus, — até que ele se tenha devorado e consumido a ele próprio, a menos que seja apaziguada a sua bulimia. Mas ninguém pode fazer isto a não ser Deus; caso ele não intervenha a tempo, essa fome aniquila o corpo na fúria e nas trevas eternas.

Notas

  1. É o Enxofre contendo o Mercúrio como operário. [  ]
  2. Para as teorias alquímicas de Boehme, a sua comparação com aquelas contidas na Carta de Antoine Duval, e no Catecismo Filosófico do Barão Tschudy (da editora Étoile flamboyante), será muito útil. [  ]
  3. Como isto não pode ser feito, é necessário tomar uma cólera estrangeira que provoque a cólera de Mercúrio. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 5.4. Aplicação à Transmutação dos Metais