Da Assinatura das Coisas – 3.2. As Duas Formas da Primeira Vontade

  1. E neste mistério pré-natural, há uma vontade em direção à manifestação, e uma outra, nascida da primeira, em direção ao poder: esta é filha da primeira, desejosa do reino da alegria.
  2. A avidez sai; e essa saída é o Espírito da vontade, é um tecido, que forma imagens espirituais no infinito do MISTÉRIO.
  3. Essa mesma forma é a Sabedoria eterna da Divindade, a tri-unidade da qual nós não conseguimos conhecer o fundo, mas considerando o ato da criação, nós separamos Deus da Natureza.
  4. Este é o ARCANO mais oculto; o Abismo manifesta-se; a Natureza eterna é a sua corporização; a natureza exterior, visível, é uma geração do espírito interior em bem e em mal, uma representação do mundo ígneo e do mundo luminoso.
  5. A alma concebe a natureza eterna; o Espírito da alma ou a nobre imagem de Deus concebe a génese do mundo de luz angélica; o espírito SIDÉRICO e elementar, concebe a génese e as propriedades das estrelas e dos elementos. Cada olho contempla a mãe de quem nasceu.
  6. Nós vamos descrever a génese de todos os seres, indicar como essas três mães são a causa umas das outras e como isso se produz a partir do olho1 de cada uma das três mães.2
  7. Ninguém negará que o ser humano é uma semelhança de Deus, uma imagem do Ser dos seres; permaneçamos, pois, em Deus, porque na luz reside a visão.

Notas

  1. Sinónimo da primeira forma, da fonte. Ver o hebraico Aine. [  ]
  2. Ver o Sêfer Yetzirá. Observe que esta andrologia, traçada em poucas linhas, será a base teórica de todo o processo da reintegração. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Livro ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Assinatura das Coisas » 3.2. As Duas Formas da Primeira Vontade