Teosofia Prática – Do servir dois senhores

  1. Tu dizes que se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo,1 acumular tesouros e perseguir ladrões, festejar e criticar os ricos;
    que nada se deve dar aos pobres, para que não sejam fortalecidos na sua preguiça ou FANTASIA;
    e tu enches o poço de Abraão.2
  2. Com isso, a Vontade própria, consolidada no seu egoísmo, atrai para si todas as riquezas da terra, guarda as suas, despreza os pobres e comporta-se como um preguiçoso,
  3. Que paralisa os membros pobres de Cristo e luta contra a ira de Deus, de modo que são obrigados a invocar a ajuda de Deus.
  4. Assim, a justiça de Deus é muitas vezes despertada,
    ela esconde de ti um inimigo,
    ela transforma em maldição a tua aparente benção,
    de tal forma que tu tens que manter milhares de soldados, para protegeres o teu Mamom,3
    para evitares que o inimigo caia sobre ti,
    não te tome tudo
    e te faça semelhante a um daqueles pobres cristãos.
  5. Que os ricos deste mundo não se orgulhem,
    que não confiem nas riquezas incertas, mas no Deus vivo,
    que façam o bem, boas obras,
    que dêem de boa vontade,
    que vão em socorro dos necessitados,
    eles colherão tesouros para o futuro e receberão a vida eterna. (Paulo, 1 Timóteo 6)4

Notas

  1. «Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.» Mateus 6, 24. [  ]
  2. Diz a lenda que um dia Abraão, o Patriarca, estava no seu burro num caminho entre Hebron e o Mar Morto. Nesse momento ele reparou que junto a uma piscina haviam muitos moradores de Hebron coletando sal. Ele aproximou-se e pediu um pouco de sal para a sua refeição. Os trabalhadores responderam que não tinham sal, mesmo com a grande quantidade de sal abaixo deles. Irritado com esta insolência, Abraão teria respondido: “Daqui em diante neste local vocês não terão nem sal nem estrada para Hebron“. Nesse instante o sal, mantendo a sua aparência original, transformou-se em cascalho. A estrada entre o Mar Morto e Hebron tornou-se praticamente intransitável. Desde este incidente, as pessoas chamam o local de Poço de Abraão. Este nome mantém-se até aos dias de hoje. [  ]
  3. Mamom é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom", que significa literalmente "dinheiro". Como ser, Mamom representa o terceiro pecado, a Ganância ou Avareza, também o anticristo, devorador das almas, e um dos sete príncipes do Inferno. A sua aparência é normalmente relacionada a um nobre de aparência deformada, que carrega um grande saco de moedas de ouro, e "suborna" os humanos para obter as suas almas. Noutros casos é visto como uma espécie de pássaro negro (semelhante ao abutre), porém com dentes capazes de estraçalhar as almas humanas que tenha comprado. [  ]
  4. 1 Timóteo 6 é o sexto e último capítulo da Primeira Epístola a Timóteo, da autoria do Apóstolo Paulo, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia. Apresenta conselhos referentes à administração ministerial (em continuação de 1 Timóteo 5): 1) Deveres dos servos, 2) O dever de separar-se dos mestres contenciosos, 3) As bênçãos do contentamento, 4) O perigo das riquezas e o dever de evitar a cobiça, de buscar virtudes cristãs e de combater “o bom combate da fé”, 5) Dever solene do jovem evangelista de manter pura a doutrina até a aparição do Rei dos reis, 6) Timóteo deve exortar os ricos a não serem orgulhosos, a não confiar em si próprios e a que façam o bem e ajuntem tesouros nos céus, 7) O dever final de ser fiel e de evitar falsas doutrinas. [  ]
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