Teosofia Prática – Da entronização da vontade própria

  1. Eu sinto muito bem a adversidade diabólica dentro do meu egoísmo de criatura;
    ela esconde-se alegremente dentro do homem e não gosta de ser sufocada;
    mas eu deixo agir Aquele que reina.
  2. Pois a Vontade própria ama-se tanto e torna o homem tão cego que não consegue mais reconhecer o amor divino, nem distingui-lo do amor pessoal;
    e ele imagina, quando alguém toca no seu egoísmo com uma única palavra, que estão a atacar a menina dos olhos de Deus,1 e ele prontamente brandiria o fogo do céu para aniquilar o ousado.
  3. Mas a tua Vontade própria não é o profeta de Deus, não é Elias, que estava submetido ao Espírito de Deus;
    é simplesmente uma vontade do Diabo que se entronizou na tua Luz da Vida,2 como num templo de Deus, e que reina sobre tudo o que é divino, acreditando ser o próprio Deus.

Notas

  1. A expressão “menina dos olhos de Deus” é baseada em alguns versículos bíblicos que fazem referência à proteção especial do Senhor.
    «Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.» Salmo 17, 8.
    «Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.» Zacarias 2, 8.
    «Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos.» Deuteronómio 32, 10.
    «Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.» Provérbios 7, 2. [  ]
  2. Deus é chamado de Pai das Luzes (Tiago 1, 17), o autor de todas as graças; e Jesus Cristo é chamado de Luz do Mundo (João 8, 12), a luz que ilumina as nações (João 1, 8), a Luz da Justiça, a Luz da Vida. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 2 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 2. Do ser humano natural » Da entronização da vontade própria