Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Prólogo do Quinto Grau
QUINTO GRAU PROLOGÉTICO
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
194. Quem é Bom receberá a graça do Senhor; aquele que, pelo contrário, se confia às suas cogitações é insipiente. | Pr 12, 2. | 194. O Bom receberá o benefício de Iahweh e Deus condenará o ser humano devido às más cogitações. |
195. As pessoas más não pensam no julgamento; aqueles que, pelo contrário, procuram o Senhor, prestarão atenção a todas as coisas. | Pr 28, 5. | 195. As pessoas más não compreendem o julgamento aqueles que, pelo contrário, procuram Iahweh, compreendem todas as coisas. |
196. A Benção do Senhor está sobre a cabeça do justo; o rosto dos ímpios esconde a iniquidade: | Pr 10, 6. | 196. As Bênçãos estão sobre a cabeça do justo; o rosto dos ímpios esconde a iniquidade. |
197. Todo enganador é uma abominação do Senhor, e com os Simples é a sua conversação. | Pr 3, 32. | 197. O perverso é uma abominação de Iahweh; e com os retos está o seu segredo. |
198. Ele Próprio jogará com os enganadores e dará aos mansos a graça. | Pr 3, 34. | 198. Ele Próprio verdadeiramente insultará os enganadores, e aos humildes dá a graça. |
* O coração depravado é abominável ao Senhor; e a sua vontade está naqueles que caminham simplesmente. | Pr 11, 20. | * Os perversos de coração são abomináveis a Iahweh e a via do perfeito é o seu benefício. |
199. Quem tem um coração perverso não encontra BENS e quem distorce a sua língua cairá no mal. | Pr 17, 20. | 199. O perverso de coração não encontrará o bem; e quem é distorcido na sua língua cairá no mal. |
200. Melhor é o pobre, mercador na sua simplicidade, que o rico na sua via depravada. | Pr 28, 6. | 200. Mais nobre é o pobre que caminha na sua perfeição, que o próprio rico, pelas suas vias perversas. |
201. De que serve ao louco ter riquezas se ele não pode comprar a Sabedoria? | Pr 17, 16. | 201. O que pode ser o objeto precioso na mão do louco para que ele compre a Sabedoria se ele não tem coração. |
202. O Temor do Senhor é a Disciplina da Sabedoria; e a Humildade precede a glória. | Pr 15, 33. | 202. O Temor de Iahweh é a erudição da Sabedoria; e antes da glória, a humildade. |
203. Onde esteve a soberba, estará também a afronta; pelo contrário, onde está a Humildade, está a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o arrogante é a abominação do Senhor. | Pr 11, 2. | 203. Quando vem a soberba, vem também a ignomínia; e com os humildes a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o soberbo de coração é a abominação de Iahweh. |
204. No coração do Prudente repousa a Sabedoria e ele ensinará todos os ignorantes. | Pr 14, 33. | 204. No coração do Inteligente repousa a Sabedoria; e no meio dos loucos, ele próprio é conhecido. |
205. Quem caminha com os Sábios será Sábio, o amigo dos loucos tornar-se-á semelhante (a eles). | Pr 13, 20. | 205. Quem caminha com os Sábios, será Sábio; mas quem é amigo dos loucos será esmagado. |
206. Onde não está a Ciência da Alma, não está o Bem. | Pr 29, 2. | 206. Porque sem a Ciência, o desejo não é bom. |
207. (Porque) eu não caminharei com a inveja dessecada (diz o Sábio:) porque uma tal pessoa não é participante da Sabedoria. | Sb 6, 25. | 207. Eu não caminharei certamente com aquele a quem a inveja desseca, porque assim ele não participará na Sabedoria. |
208. O Vinho é coisa luxuriosa, e a embriaguez tumultuosa; quem quer que se deleite nela não será Sábio: | Pr 20, 1. | 208. O vinho torna irrisório e a cerveja (Sechar, sicera) torna tumultuoso; e toda a pessoa que tiver alegria neles não será Sábia. |
209. O Coração do Sábio procura a Doutrina e a boca dos loucos alimenta-se de incompetência. | Pr 15, 14. | 209. O coração inteligente procura a Ciência, e a boca dos loucos alimenta-se de loucura. |
210. O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria; Os loucos desprezam a Sabedoria e a Doutrina. | Pr 1, 7. | 210. O temor de Iahweh é o princípio da Ciência, os loucos desprezam a Sabedoria e a Erudição. |
211. O Temor do Senhor é a fonte da vida, para afastar a ruína da morte. | Pr 14, 27. | 211. O temor de Iahweh é como uma veia de vida afim de afastar as teias da morte. |
212. O Princípio da Sabedoria é o Temor do Senhor; e a ciência dos Santos, é a Prudência. | Pr 9, 22. | 212. O princípio da Sabedoria é o temor de Iahweh; e a Ciência dos Santos, é a Inteligência. |
213. Que o teu coração não inveje (portanto) os pecadores, mas fica todo o dia no temor do Senhor. | Pr 23, 17. | 213. Que o teu coração não inveje os pecadores; fica antes todo o dia no Temor de Iahweh. |
214. Porque tu terás a esperança no muito novo, e a tua espera não será decepcionada. | Pr 23, 18. | 214. Porque a recompensa existe realmente e porque a tua esperança não será derrubada. |
215. Pensem (ó mortais), no Senhor em sua bondade; e procurem-no na simplicidade do coração. | Sb 1, 1. | 215. Pensem (ó seres humanos) no Senhor em sua bondade, e procurem-no na simplicidade do coração: |
216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam; ele aparece àqueles que têm fé nele. | Sb 1, 2. | 216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam, e ele mostra-se àqueles que não o desafiam. |
217. Porque as cogitações perversas separam de Deus; e se a sua força é posta à prova, ele corrige os insensatos. | Sb 1, 3. | 217. Porque as cogitações perversas separam de Deus; quando o seu poder é tentado, ele confunde os insensatos. |
218. Porque a Sabedoria não entrará na alma malévola; nem habita no corpo sujeito aos pecados. | Sb 1, 4. | 218. Porque a Sabedoria não entrará dentro da alma maliciosa nem habitará no corpo culpado de pecado. |
219. Porque se tu invocas a Sabedoria e se tu inclinas o teu coração para a Prudência, | Pr 2, 3. | 219. Porque se tu clamas pela inteligência e se dás a tua voz à Inteligência: |
220. Se tu A procuras como se fosse prata e se tu escavas para a encontrar como para os tesouros: | Pr 2, 4. | 220. Se tu a procuras como a prata e se tu a procuras como aos tesouros. |
221. Então tu compreenderás o Temor do Senhor e tu encontrarás a Ciência de Deus. | Pr 2, 5. | 221. Então tu conhecerás o Temor de Iahweh e tu encontrarás a cognição de Deus. |
222. Porque conhecer-Te (ó Senhor) é a Justiça consumada, e saber a tua Justiça e a tua virtude é a raiz da imortalidade. | Sb 15, 3. | 222. Porque conhecer-Te é a Justiça consumada, e compreender o teu poder, a raiz da Imortalidade. |
223. Foi por isso que eu a Escolhi, e o sentido foi-me dado; e eu Invoquei, e veio em mim o Espírito da Sabedoria. | Sb 7, 7. | 223. Foi por isso que eu escolhi e a prudência foi-me dada; eu invoquei e o Espírito da Sabedoria veio a mim. |
224. E eu preferi-a em vez dos reinos e dos tronos, e eu desprezei as riquezas em comparação com ela. | Sb 7, 8. | 224. Eu preferi-a em vez dos ceptros e dos reinos, e eu estimei em nada as riquezas ao pé dela. |
225. Eu não comparei com ela a pedra preciosa, porque todo o ouro, em comparação com Ela não passa de um pouco de areia, e a prata é considerada como lama perante Ela. | Sb 7, 9. | 225. Eu não a comparei certamente com a Pedra Preciosa porque o ouro em oposição a ela não é mais que um pouco de areia e a prata comparada com ela é considerada lama. |
226. Eu amei-a mais que à salvação e à beleza e eu propus-me tê-la por Luz, porque a sua luz é inextinguível. | Sb 7, 10. | 226. Eu amei-a mais que à saúde e à pulcritude das formas, e eu desejei extremamente desfrutar dela como luz porque o seu esplendor não pode ser suprimido. |
227. (Com efeito) ela é facilmente vista por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. | Sb 6, 13. | 227. Ela é facilmente apercebida por aqueles que a amam e encontrada por aqueles que a procuram. |
228. Ela preocupa aqueles que a desejam, de forma que ela se mostra a eles em primeiro lugar. | Sb 6, 14. | 228. Avançando, ela dá-se a conhecer aos seus fiéis. |
229. Aquele que, desde a Luz, tiver velado por ela, não trabalhará, porque a encontrará sentada às suas portas. | Sb 6, 15. | 229. Aquele que, desde a manhã, se levantar por ela, não trabalhará; porque a encontrará sentada à sua porta. |
230. Portanto, ocupar com Ela as suas cogitações, é o sentido consumado, e quem velar por ela estará brevemente em segurança. | Sb 6, 16. | 230. Porque a cogitação recebida dela, é a perfeição da prudência, e quem velar por ela ficará imediatamente em segurança. |
231. Porque os dignos d'Ela, Ela própria vai procurá-los, e nas vias Ela mostra-se a eles com hilaridade, e em todas as coisas a Providência oferece-se a eles. | Sb 6, 17. | 231. Porque os dignos d'Ela, Ela própria os vai procurar; e nas vias mostra-se benevolente para com eles próprios, e em todas as cogitações se oferece a eles. |
232. Portanto, o seu começo é o verdadeiro desejo da Disciplina. | Sb 6, 18. | 232. Portanto o seu começo é a verdadeira procura da erudição; a preocupação da erudição, o amor. |
233. Portanto, o cuidado da Disciplina é a dileção; e a dileção é a guarda das suas leis; a guarda das suas leis é a consumação da incorrupção. | Sb 6, 19. | 233. O amor, a observação das suas leis; e a observação das leis é a conservação da imortalidade. |
234. E a incorrupção torna o ser humano próximo de Deus. | Sb 6, 20. | 234. Em seguida, a imortalidade faz com que nós acedamos à proximidade de Deus. |
235. Assim, o Desejo da Sabedoria conduz ao Reino Eterno. | Sb 6, 21. | 235. A procura da Sabedoria conduz portanto ao Reino. |
236. Entrando (assim) na minha casa, eu dormirei com Ela. A sua conversação não tem amargor e a sua intimidade nenhum aborrecimento, mas alegria e prazer (versículo 18). Eu rondava, procurando-a afim de me assegurar de que ela era minha. | Sb 8, 16. | 236. Entrado na minha casa eu dormirei com Ela e a sua frequentação não tem nenhuma acerbidade e a sua intimidade nenhum aborrecimento, mas alegria e prazer (versículo 18). Eu procurava-a rondando afim de a atrair para mim. |
237. Não fales temerariamente, e que o teu coração não seja rápido a proferir Discursos diante de Deus; porque Deus está no Céu e tu estás na Terra; é por isso, que sejam raros os teus discursos. | Eclo 5, 3. | 237. Não te apresses com a tua boca, e que o teu coração não se apresse a proferir palavras diante de Deus; porque Deus está no Céu, e tu sobre a Terra; é por isso que sejam raras as tuas palavras. |
238. (E) se tu prometeste alguma coisa a Deus, não demores para lho pagar, porque a promessa infiel e louca desagrada-lhe; mas o que tu tiveres prometido, paga-lhe. | Eclo 5, 3. | 238. Quando tu tiveres prometido uma promessa a Deus, não te demores a pagá-la porque Deus não coloca a sua bondade nos loucos; portanto, aquilo que prometeste, paga-lhe. |
239. Bem melhor é não prometer nada do que não pagar segundo a promessa, as coisas prometidas. | Eclo 5, 4. | 239. É melhor que tu não prometas, do que prometas e não dês. |
240. As vítimas dos ímpios são abomináveis ao Senhor; as promessas dos justos aplacam-no. | Pr 15, 8. | 240. O sacrifício dos ímpios é a abominação de Iahweh, mas a Oração dos retos é o que lhe agrada. |
241. O Erudito no Verbo encontrará Coisas Boas, e quem Espera no Senhor é bem-aventurado (Pr 28, 25). Quem Espera no Senhor será curado. | Pr 16, 20. | 241. Aquele que compreende a coisa encontrará o bem, e o confiante em Iahweh é bem-aventurado (Pr 28, 25). Quem tem fé em Iahweh será alimentado. |
242. Aqueles que se Confiam a ele compreenderão a Verdade, e os fieis na dileção repousam n'Ele, porque o dom e a paz são para os eleitos. | Sb 3, 9. | 242. Aqueles que colocam a sua fé nele, compreendem a verdade; e os fieis em caridade permanente nele; porque ele tem graça e misericórdia para com os seus santos e porque ele cuida dos seus eleitos. |
243. Longe dos ímpios está o Senhor; e ele atenderá as Orações dos justos. | Pr 15, 29. | 243. Porque Iahweh está longe dos ímpios; mas ele atende a oração dos justos. |
244. Quem declina os seus ouvidos para não escutar a Lei, a sua Oração será execrável. | Pr 29, 9. | 244. Quem afasta o seu ouvido afim de não escutar a lei, a sua própria oração será a Sua abominação. |
245. Aquele que esconde as suas malvadezes não triunfará; mas aquele que as tiver confessado e se retire delas, obterá Misericórdia. | Pr 29, 13. | 245. Aquele que cobre as suas iniquidades nunca será feliz; mas aquele que as confessa e as abandona obterá Misericórdia. |
246. Pela misericórdia e a verdade, é resgatada a iniquidade; e no Temor do Senhor nos afastamos do mal. | Pr 12, 6. | 246. Pela misericórdia e a verdade, é resgatada a iniquidade, e no temor de Iahweh nos afastamos do mal. |
247. Esses erram (portanto) que realizam o mal; mas a Misericórdia e a Verdade preparam os bens. | Pr 14, 22. | 247. Não erram, aqueles que pensam o mal? Mas a misericórdia e a verdade àqueles que pensam o bem. |
248. Aquele (portanto) que segue a Justiça e a Misericórdia, encontrará vida, justiça e glória. | Pr 21, 21. | 248. Aquele que procura a justiça e a misericórdia, encontra vida, justiça e glória. |
249. Eu era uma criança engenhosa, e eu tinha recebido da sorte uma boa alma. | Sb 8, 19. | 249. Eu era uma criança dotada de um natural excelente, tendo recebido da sorte uma boa alma. |
250. E como eu me tornava melhor, eu vim para um corpo não sujo. | Sb 8, 20. | 250. Porque verdadeiramente eu me tornava bom, eu entrava num corpo impoluto. |
251. E como eu sabia que eu não podia ser continente a menos que Deus mo concedesse, e era já Sabedoria saber que esse dom era dele, eu endereçava-me ao Senhor, e fiz-lhe a minha deprecação, e disse-lhe do mais fundo do meu coração. | Sb 8, 21. | 251. Visto que eu compreendia que eu não conseguia estar em poder de mim próprio, a não ser por dom de Deus, (e já era Prudência o saber de onde vem o dom), eu enderecei-me ao Senhor, fiz-lhe a minha oração, dizendo-lhe com todo o meu coração: |
252. Deus dos meus Pais e Senhor de Misericórdia, que fizeste Todas as Coisas pelo teu Verbo, | Sb 9, 1. | 252. Deus dos Pais e Senhor de Misericórdia, que criaste todas as coisas pelo teu verbo, |
253. E que constituíste o ser humano pela tua Sabedoria afim de que ele dominasse a criatura que, por ti foi feita, | Sb 9, 2. | 253. E que fizeste o ser humano pela tua Sabedoria afim de que ele dominasse sobre as coisas por ti criadas, |
254. Afim de que ele disponha o Globo Terrestre em Equidade e Justiça, e que ele julgue o julgamento na direção do coração. | Sb 9, 3. | 254. E que ele administre o Mundo em Santidade e Justiça, e que ele exerça o julgamento em retidão do coração. |
255. Dá-me a Sabedoria sentada no teu trono e que eu não seja reprovado entre os teus filhos: | Sb 9, 4. | 255. Dá-me a Sabedoria sentada contigo no teu trono, e não me expulses do número dos teus servidores: |
256. Porque eu sou teu servidor, e filho da tua serva, um homem pouco firme e de pouco tempo, e fraco para a intelecção do Julgamento e das Leis. | Sb 9, 5. | 256. Porque eu sou teu servidor e filho da tua serva, um homem imbecil e de vida breve, e pouco firme para compreender o julgamento e as Leis. |
257. E se alguém é consumado entre os filhos dos homens, se a tua Sabedoria está ausente dele, ele será contado como nada. | Sb 9, 6. | 257. Porque se alguém é perfeito entre os filhos dos homens, se no entanto a tua Sabedoria está ausente dele, ele será considerado como nada. |
258. Tu elegeste-me Rei ao teu povo e juiz dos teus filhos e das tuas filhas. | Sb 9, 7. | 258. Tu elegeste-me Rei do teu povo e juiz dos teus filhos e das tuas filhas. |
259. E tu disseste-me para eu edificar um Templo sobre a tua montanha santa e um altar na cidade da tua residência, à semelhança do teu tabernáculo santo que tu preparaste desde o começo. | Sb 9, 8. | 259. Tu ordenaste-me que edificasse um Templo sobre a tua montanha santa, e um altar na cidade da tua residência à semelhança do tabernáculo santo, que tu preparaste desde o começo. |
260. E contigo a Sabedoria que conhece as tuas obras, que estava presente quando tu fazias a órbita das terras e que sabia o que agrada aos teus olhos, e que retidão nos princípios. | Sb 9, 9. | 260. E contigo está a Sabedoria que conhece a tua obra, que estava presente quando tu fizeste o Mundo, que sabe o que é agradável aos teus olhos e o que é reto nos preceitos. |
261. Envia-a dos Céus, teu santuário, e do trono da tua Magnitude, afim de que ela Seja comigo e Labore comigo afim de que eu saiba o que é agradável para Ti. | Sb 9, 10. | 261. Envia-a dos Céus sagrados, e envia-a do trono da tua glória, afim de que ela trabalhe presentemente comigo, e que eu compreenda o que é agradável para ti. |
262. Porque ela sabe e compreende Todas as Coisas e me conduzirá sobriamente nas suas obras e me guardará no seu Poder. | Sb 9, 11. | 262. Porque ela conhece e compreende todas as coisas e me conduzirá moderadamente em todas as minhas ações e me guardará na sua glória. |
263. E as minhas obras serão agradáveis e eu julgarei retamente o teu povo e serei digno do trono do meu Pai. | Sb 9, 12. | 263. E as minhas obras serão agradáveis, e eu julgarei retamente o teu povo e serei digno do trono do meu Pai. |
264. Porque qual é o ser humano que poderá saber o conselho de Deus? ou que poderá projetar a sua cognição sobre o que quer Deus? | Sb 9, 13. | 264. Porque qual é o ser humano que compreende o conselho de Deus? ou que compreende na sua alma aquilo que quer Deus? |
265. Porque as cogitações dos mortais são tímidas, e as nossas previsões incertas. | Sb 9, 14. | 265. Porque as cogitações dos mortais são tímidas e as nossas opiniões falaciosas. |
266. Porque o corpo que se corrompe faz agravo à Alma; e esta habitação terrestre deprime os sentidos que pensam muitas coisas. | Sb 9, 15. | 266. Porque o corpo sujeito à corrupção faz agravo à alma, e este domicílio terrestre cheio de preocupações deprime o espírito. |
267. E dificilmente nós estimamos o que está sobre a Terra; e nós discernimos com dificuldade o que está diante dos nossos olhos; então o que está nos Céus, quem o conhecerá? | Sb 9, 16. | 267. E dificilmente nós chegamos a formar uma conjetura sobre o que está sobre a terra, e nós encontramos com dificuldade o que está nas nossas mãos; então quem conhecerá o que está nos Céus? |
268. E quem conhecerá o Teu sentimento A Menos Que Tu Dês o Espírito Santo Desde o Mais Alto dos Céus. | Sb 9, 17. | 268. Quem conhece o teu conselho a menos que tu dês a Sabedoria e tu envies o teu Espírito Santo do mais alto dos Céus? |
269. E que sejam corrigidos os caminhos daqueles que estão sobre a Terra e que os seres humanos aprendam o que te é agradável: | Sb 9, 18. | 269. Porque as vias daqueles que habitam a Terra foram reconstruídas e eles aprenderam o que te é agradável. |
270. Porque pela Sabedoria foram curados todos aqueles que te agradaram a ti, Senhor, desde o Princípio. | Sb 9, 19. | 270. E pela Sabedoria foram conservados. |
271. Eu pedi-Te (além disso) Duas Coisas; não mas negues antes de que eu morra. | Pr 30, 7. | 271. Eu postulei para ti por duas coisas; não mas proíbas antes de que eu morra: |
272. Leva para longe de mim a vaidade e as palavras mentirosas. Tu não me darás nem a mendicidade nem as riquezas; atribui-me apenas aquilo que é necessário para a minha vida. | Pr 30, 8. | 272. Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; tu não me darás nem a pobreza nem as riquezas; prepara-me o alimento que me convém: |
273. Com receio de que, saciado, eu seja induzido a negar-te e a dizer: Quem é o Senhor? ou que sendo forçado pela pobreza eu roube e que eu perjure o Nome do meu Deus. | Pr 30, 9. | 273. Com receio de que, saciado, eu me renuncie dizendo: quem é Iahweh? e com receio de que, encontrando-me pobre, eu roube e que eu assuma em vão o nome do meu Deus. |
274. Depois da Industria (por fim verdadeiramente) segue-se a Sabedoria! | Eclo 10, 10. | 274. E a excelência da retificação é a Sabedoria. |
também obtiveste a Sabedoria ou alguns dos seus Dons superexcelentes, | ||
275. Dá (também) ao Sábio a ocasião, e a Sabedoria lhe será aumentada; ensina o justo e ele se apressará a receber. | Pr 9, 9. | 275. Dá ao Sábio a increpação e ele será mais Sábio; ensina o justo, e ele aumentará a Doutrina. |
276. Não fales (portanto) aos ouvidos dos insipientes; porque eles desprezam a Doutrina do teu discurso. | Pr 23, 19. | 276. Não fales aos ouvidos do louco, porque ele condenará a Prudência dos teus discursos. |
277. O Pai do justo exulta de alegria: quem gerar o Sábio rejubilará com ele. | Pr 23, 24. | 277. O Pai do justo exultará exultando, e aquele que gera o Sábio rejubilará com ele. |
278. O ouvido que escuta as imprecações de vida permanecerá entre os Sábios. | Pr 15, 31. | 278. O ouvido que escuta a imprecação de vida, permanecerá entre os Sábios. |
279. Quem rejeita a Disciplina despreza a sua alma; mas quem aquiesce às imprecações é possuidor do coração. | Pr 15, 32. | 279. Quem negligencia a Disciplina despreza a sua alma; mas quem escuta a increpação possui o coração. |
280. A indigência e a ignomínia para aquele que deserta a Disciplina; mas aquele que aquiesce à admoestação será glorificado. | Pr 13, 18. | 280. A pobreza e a ignomínia para aqueles que se afastam da correção, mas quem guarda a increpação terá honra. |
281. Porque aquele que instrui o derrisório injuria-se a si próprio, e quem repreende o ímpio coloca uma nódoa em si próprio. | Pr 9, 7. | 281. Quem corrige o derrisório, recebe ele próprio a ignomínia, e quem repreende o ímpio recebe ele próprio a sua nódoa. |
282. Não repreendas o derrisório com receio de que ele te odeie; ensina o Sábio e ele te amará. | Pr 9, 8. | 282. Portanto não repreendas o derrisório, com receio de que ele te odeie; repreende o Sábio e ele te amará. |
283. O derrisório (com efeito) procura a Sabedoria e não a encontra; a Doutrina dos prudentes é fácil. | Pr 14, 6. | 283. O derrisório procura a Sabedoria e não a encontra; mas a ciência é fácil de encontrar para o inteligente. |
284. Na face do prudente brilha a Sabedoria; os olhos dos loucos estão nos confins da Terra. | Pr 17, 24. | 284. No olhar do inteligente aparece a Sabedoria; e os olhos do louco estão na extremidade da Terra. |
285. Compreender-se-á a criança pelas suas inclinações, tão puras e retas são as suas obras. | Pr 20, 11. | 285. E a criança será conhecida pelas suas obras, tão pura e reta é a sua obra. |
286. Quem caminha fraudulentamente revela os arcanos; mas quem é fiel oculta a coisa confiada pelo seu amigo. | Pr 11, 13. | 286. Quem caminha fraudulentamente revela o segredo, mas o fiel de espírito oculta a coisa. |
287. Quem revela os mistérios e caminha fraudulentamente e dilata os lábios, não te mistures com ele. | Pr 20, 19. | 287. Quem revela o segredo, avança fraudulentamente e com aquele que seduz pelos lábios, não te mistures. |
288. Muitas pessoas são chamadas de misericordiosas; mas uma pessoa fiel, quem (facilmente) a encontrará? | Pr 20, 6. | 288. Uma multidão de pessoas onde cada uma prega a misericórdia; mas a pessoa sincera, quem a encontrará? |
289. Não faças (portanto) mal ao teu amigo visto que ele tem confiança em ti. | Pr 3, 29. | 289. Não penses portanto mal contra o teu amigo visto que ele está em segurança contigo. |
290. (Porque) quem retribui o bem com o mal, o mal nunca se afastará da sua casa. | Pr 17, 13 e 3. | 290. É como para pôr à prova a prata, é dentro de um cadinho que Iahweh põe à prova os corações. |
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