Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 18 de Dezembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
352. É proverbial que → o Adolescente seguindo a sua primeira via, mesmo quando for velho não se afastará dela.
Idem 27, 22: Ainda que tu pisasses o louco num triturador, como uma tisana, batendo nele com um pilão, não lhe tirarias a sua loucura.
Porque (Ecl 1, 15), os perversos são dificilmente corrigidos, e o número dos loucos é infinito.
Pr 22, 6. 352. A criança seguindo a sua via, mesmo quando for velha não se afastará dela.
Idem 27, 22: Porque se tu pisasses o louco num triturador como se fosse milho, batendo-lhe com um pilão, não afastarias dele a sua loucura.
E igualmente (Ecl 1, 15), o perverso não pode ser dirigido e o defeituoso não pode ser enumerado.


  • O Adolescente seguindo a sua via, etc. - Os espíritos de malícia, de engano, de fraude, de perversidade, de mentira, de orgulho, de deboche, de cólera, de blasfémia, de inveja, de calúnia, de astúcia, infestam os espíritos das crianças desde as idades mais tenras.

    Portanto, se eles não são educados numa boa disciplina, na piedade e no temor do Senhor, eles conservarão o império deste espírito maligno e a sua sede na alma insipiente.

    E mesmo devido a estes escândalos e obstáculos, eles emigram e passam para as almas das crianças.

    E é por isso que o nosso Salvador (Mt 18, 16), votou à execração aqueles que dão às crianças ocasiões de escândalo.

    Porque, igualmente e muito certamente, os espíritos malignos são expulsos dos possessos, principalmente se ao mesmo tempo na intimidade do seu coração, o possesso reza e suspira: (porque nunca o espírito das trevas pode aguentar uma tal força e espírito da oração) assim realmente pelo exercício da piedade e do temor divino, as crianças são premunidas contra a infestação hostil dos espíritos malignos.

    É por isso que os espíritos impostores e impuros se esforçam com obstinação e pelo seu único poder de ocupar o primeiro lugar no ser humano e de ganhar raiz na vontade corrompida pelo vício natural, o pecado original e pelas afeições impuras antes que ocorra a força superior e celestial da educação devota.

    Seguidamente, assim como as sementes crescem e aumentam diariamente nos campos, e chegam por fim ao estado de flores e de frutos, do mesmo modo as sementes dos vícios naturais, não sendo impedidas, crescem de dia a dia e fortificam-se com a idade.

    E da mesma maneira igualmente, se as sementes da piedade e do temor de Deus, por uma reta educação são semeadas nas almas, elas crescem igualmente e realizam-se em flores de piedade e frutos das boas obras.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sétimo grau » 18 de Dezembro