Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 4 de Agosto
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
216. Porque ele é encontrado por aqueles → que não o tentam; → ele aparece àqueles → que têm fé nele. | Sb 1, 2. | 216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam, e ele mostra-se àqueles que não o desafiam. |
- Que não o tentam - Não é em vão que a Lei Divina avisa: «Não tentarás o teu Senhor Deus» (Dt 6, 16; Mt 4, 7; Lc 4, 12).
Não se pode gracejar com Iahweh, esse Ciumento.
Reporta aqui o décimo Canon da quarta parte deste Anfiteatro na reformação instauradora e renovadora da Magia e pelo contrário na extirpação erradicadora da Nigromancia.
Então tu me compreenderás na Proposição do que se trata. Ver os versículos 142, 217 e 251.
Aquele que consulta Teo-Soficamente não tenta Deus, mas aquele que consulta temerariamente, levianamente e arrogantemente. - Ele aparece - Emfanidzetai, ele mostra-se. Este verbo significa a cognição pela qual Deus se mostra e se declara ou se dá a conhecer aos seres humanos devotos, de qualquer maneira que seja, mediatamente ou imediatamente, Macro ou Micro-Cosmicamente.
Assim a Sabedoria eterna, manifestada na carne, Jesus Cristo, diz-nos (Jo 14, 21): emfanisô emauton, «eu me manifestarei e me declararei a mim próprio». Ver os versículos 142 e 195. E sê inteligente. - Que têm fé nele - O Sábio ensina que a incredulidade (tên apistian) é o impedimento pelo qual a Verdade é menos conhecida e os Dons de Deus menos obtidos.
A Incredulidade (eu afirmo-o constantemente sendo instruído pela Experiência) é como uma mão sinistra pela qual nós afastamos perversamente os Dons de Deus que ele nos oferece benignamente por sua própria iniciativa.
Porque do mesmo modo que a porta dos milagres, a mão para obter do Senhor os Bens e os Dons admiráveis, é a Fé; pelo contrário a desconfiança ou incredulidade é a perda ou a expulsão dos milagres e é o impedimento para obter de Iahweh as coisas grandes e admiráveis, e para as concluir em nós (porque a Teo-Sofia está para Deus como a mão está para o ser humano).
É portanto com razão que Cipião, homem admirável que nunca será bastante louvado, proclama no livro De Verbo Mirifico, 2, cap. 6: «Deus faz aliança com o ser humano; não indiferentemente com todos, mas com aquele que se distingue pela Santidade, pela Piedade, pela Religião e principalmente sobretudo pela confiança da Credulidade».
Do mesmo modo para com a União mental com Deus; Deus não se une conosco quando os nossos crimes o impedem.
A incredulidade não é um dos menores de todos os crimes.
Assim como o justo vive pela sua fé, assim o vidente vê pela sua fé.
Deus impede-se de abandonar aquele que tem fé, canta o Poeta Cristão.
E o filósofo Morien: «Aquele que teme confiar-se não é perfeito na verdade.»
E é sobretudo ao Sábio que não convém desafiar-se em coisa nenhuma. Porque se ele teme confiar-se ele desesperará rapidamente.
E se ele desespera, a sua alma vacilará e nenhum efeito da sua intenção se seguirá. Ver o versículo 167. Exercita o teu espírito nisto.
Clamemos portanto todos com os discípulos de Cristo: «Senhor aumenta em nós a Fé.» Crê afim de veres. Eu já disse o suficiente.
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