Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 5 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
217. → Porque as cogitações perversas separam de Deus; e se a sua força é posta à prova, ele corrige os insensatos. Sb 1, 3. 217. Porque as cogitações perversas separam de Deus; → quando o seu poder é tentado, ele confunde os insensatos.


  • Porque as cogitações perversas separam, etc. - Deus é um espírito casto; ele quer, pelo espírito casto (do Corpo, do Espírito e da Alma) ser chamado, procurado, encontrado e retido.

    Vocês não podem, disse S. Paulo, ser ao mesmo tempo adeptos do deboche e do Espírito Santo.

    Reza a Deus afim de que, pela sua graça, ele excite e confirme em ti, com o ódio dos vícios, o amor das virtudes; é o Temor de Deus.
  • Quando o seu poder, etc. - Quer dizer o poder de Deus, cujo Poder não pode ser tentado sem o maior perigo do Corpo, do Espírito e da Alma.

    Porque são esses os dois vícios (e como que as assinaturas que os indicam) dos infiéis: o primeiro é o da desconfiança, o segundo, o da audácia e da temeridade em Deus; e eles tentam-no assim.

    Aprende isto com receio de tentares Iahweh com questões frívolas, com petições soberbas, prejudiciais para o teu próximo ou para ti. Ver o versículo 216.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 5 de Agosto